PROJETO DE LEI Nº 410/2021: ANÁLISES PRELIMINARES DOS IMPACTOS

Contenido principal del artículo

Ana Terra REIS
Antônio Lázaro SANT’ANA
Antônio THOMAZ JUNIOR
Bernardo Mançano FERNANDES
Diógenes RABELLO
Dulce Consuelo Andreatta WHITAKER
Gabriel Okubo Awazu PALMA
Gerson TEIXEIRA
João Arthur POMPEU
Joelson Gonçalves de CARVALHO
José Gilberto de SOUZA
Lisbet JULCA
Matheus Gringo de ASSUNÇÃO
Raimundo Pires da SILVA
Raquel Santos SANT’ANA
Silvia Aparecida de Sousa FERNANDES
Sonia Maria Pessoa Pereira BERGAMASCO
Vera Lucia Silveira Botta FERRANTE

Resumen

O presente documento tem por objetivo apresentar uma análise preliminar dos possíveis impactos inerentes ao projeto de lei que versa sobre o aproveitamento dos recursos fundiários no estado de São Paulo. O Projeto de Lei nº 410/2021 produzirá efeitos extremamente prejudiciais aos objetivos centrais de uma política ambiental, de desenvolvimento regional, de reforma agrária e inclusão social. O que tem sido pautado na agenda pública pelo governo do estado de São Paulo, durante a gestão Dória, tende a inviabilizar as iniciativas e avanços, ainda que reduzidos, implementados ao longo de 40 anos, desde o então governador André Franco Montoro, e têm norteado a estratégia de arrecadação de terras para fins de consolidar uma política fundiária mais equânime no estado de São Paulo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
REIS, A. T., SANT’ANA, A. L., THOMAZ JUNIOR , A., FERNANDES, B. M., RABELLO, D., WHITAKER, D. C. A., … FERRANTE, V. L. S. B. (2021). PROJETO DE LEI Nº 410/2021: : ANÁLISES PRELIMINARES DOS IMPACTOS. BOLETIM DATALUTA, 14(166). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53310
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Ana Terra REIS, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Engenheira Agrônoma, Doutora em Geografia e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - UNESP, campus de Presidente Prudente.

Antônio Lázaro SANT’ANA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professor adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Ilha Solteira. Líder do Grupo de pesquisa do CNPq "Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar".

Antônio THOMAZ JUNIOR , Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Presidente Prudente e Coordenador da Rede CEGeT de Pesquisadores (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho. Coordenador do Projeto Temático/FAPESP "MAPEAMENTO E ANÁLISE DO TERRITÓRIO DO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NO PONTAL DO PARANAPANEMA-SÃO PAULO-BRASIL: Relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental".

Bernardo Mançano FERNANDES, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL – do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI/UNESP, campus de São Paulo. 
Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (Nera) e da REDE DATALUTA.

Diógenes RABELLO

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Presidente Prudente.

Dulce Consuelo Andreatta WHITAKER, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professora emérita da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural.

Gabriel Okubo Awazu PALMA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Graduando no Curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Engenheiro Agrônomo, especialista em Questão Agrária, diretor da ABRA – Associação Brasileira de Reforma Agrária. Membro do grupo de Extensão Universitária, Popular e Comunicativa Núcleo Agrário Terra e Raiz (NATRA) – UNESP.

Gerson TEIXEIRA, Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA

Engenheiro Agrônomo, especialista em Questão Agrária, diretor da ABRA – Associação Brasileira de Reforma Agrária.

João Arthur POMPEU, Centro Basco de Mudanças Climáticas

Pesquisador assistente do Centro Basco de Mudanças Climáticas (Klima Aldaketa Ikergai).

Joelson Gonçalves de CARVALHO, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP/UFSCar). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), Tutor do Programa de Educação Tutorial em Economia Solidária (PETEcoSol).

José Gilberto de SOUZA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - Unesp - Campus Rio Claro e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP- São Paulo). Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Nacional) 2016/2018. Secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) 2019-2021.

Lisbet JULCA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Presidente
Prudente.

Matheus Gringo de ASSUNÇÃO, Instituto Tricontinental de Pesquisa Social

Economista, Mestre em Economia Política Mundial pela UFABC. Pesquisador do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.

Raimundo Pires da SILVA

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Doutor em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara – UNIARA, com Pós-graduação Lato Sensu em Formulação de Políticas Agrícolas.

Raquel Santos SANT’ANA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca- UNESP. Membra do Núcleo Agrário Terra e Raiz (NATRA), da mesma universidade.

Silvia Aparecida de Sousa FERNANDES, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Livre docente em Educação e Geografia, Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista –UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, no Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Docente e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorialda América Latina e Caribe - Territorial, sediado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/Unesp), na área de Geografia.

Sonia Maria Pessoa Pereira BERGAMASCO, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professora titular da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu e pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, atuando junto à Faculdade de Engenharia Agrícola na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência nas áreas de Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural Sustentável, Reforma Agrária e Assentamentos Rurais e avaliação de Políticas Públicas para Agricultura Familiar.

Vera Lucia Silveira Botta FERRANTE, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Professora Titular aposentada da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e do PIBIC/CNPq/UNIARA da Universidade de Araraquara - UNIARA. Membra Titular Acadêmico da Cátedra da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Participa da rede de pesquisadores latino-americanos voltados à discussão das ruralidades e dilemas atuais do mundo agrário. Coordena, desde a década de 1990 o grupo de pesquisa NUPEDOR - Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural.

Citas

ABRAMOVAY, R. Funções e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporâneo. Texto para discussão nº 702. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.

BACCARIN, José Giacomo; NUNES, Karina Rubia; FONSECA, Adriano Ezequiel. “Indicadores e Monitoramento de Segurança Alimentar e Nutricional: Sugestões de Sistematização e Resultados para Brasil, Paraná e São Paulo”. In: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados de São Paulo e Paraná e seus respectivos municípios. INTERSSAN. Botucatu, 2019.

BELLINGIERI, J. C. ; BORGES, A. C. G. ; SOUZA, J.G. Interpretações sobre fatores de exclusão de pequenos agricultores no setor citrícola. Estudos Geográficos (UNESP), v. 10, p. 27-42, 2012.

BERGAMASCO, S. M. P.; NORDER, L. B. Os impactos regionais dos assentamentos rurais em São Paulo. In: MEDEIROS, L. e S. P. Leite (org.). A formação dos assentamentos rurais no Brasil. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1999.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª Edição. Brasília, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pd. Acesso em: 07 set 202.

BRASIL, Ministério da Saúde. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Relatórios do Estado nutricional dos indivíduos acompanhados por período, fase do ciclo da vida e índice. 2020.

BRASIL. II PNERA: Relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília: MDA, 2015.

CARVALHO, Joelson Gonçalves de. Questão agrária e assentamentos rurais no Estado de São Paulo: o caso da região administrativa de Ribeirão Preto. 2011. 209 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP, 2011. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286050. Acesso em: 16 set. 2021.

CARVALHO, J. G. Economia Agrária. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2015. 246 p.

COCA, E. L. A soberania alimentar e a releitura do conceito de região pela geografia. Caminhos de Geografia, v. 19, n. 68, dez./2018 p. 372–388. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40955 . Acesso em: 30 ago. 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Resultado das ações da CONAB 2014. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/23860_f41b6f84441cb77cf13613831997cec3>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Resultado das ações da CONAB 2015. Brasília, 2016. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/23861_bb7b43b7ad60823f93ab70802cbe3910>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: Resultado das ações da CONAB 2016. Compêndio de Estudos CONAB. V.9, 2017. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/17418_e1ccbbb226e69b398152ab36925b4d3d>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: Resultado das ações da CONAB 2017. Compêndio de Estudos CONAB. V.13, 2018. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/17417_4b331bfd304f48b58e83dba1f579f78e>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: Resultado das ações da CONAB 2018. Compêndio de Estudos CONAB. V.20, 2019. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/25002_c4a4d9329b6c345985c0d6b1aec061ef>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: Resultado das ações da CONAB 2019. Compêndio de Estudos CONAB. V.27, 2020. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/34082_9df2089d6ddd1d492802c0eda3c7cd75>. Acesso em: 07 set 2021.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Transparência Pública do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. Disponível em: <https://consultaweb.conab.gov.br/consultas/consultatransparenciapaa.do?method=abrirConsulta>. Acesso em: 07 set 2021.

DEGRANDE, Deise H. S. Formação continuada dos Professores atuantes na Escola no campo. Dissertação (Mestrado). Unesp, Presidente Prudente, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/193813

ESKINAZI, B. G.; SOUZA, J.G. Especialização Produtiva e Homogeneização Territorial: A Monocultura de Eucalipto no Vale do Paraíba Paulista e as Transformações nas Dinâmicas de Produção. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. 14, p. 1-18, 2013.

ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Desenvolvimento Social. PAINEL SOCIAL. 24ª Edição. Julho/2019. Disponível em: <https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/2389.pdf>. Acesso em: 07 set 2021.

FAO/SDA. Program on rural indicators, mimeo, 1998.

FELICIANO, Carlos Alberto. O movimento camponês rebelde e a geografia da reforma agrária. Dissertação Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

FERNANDES, B. TARLAU, R. Razões para mudar o mundo.A Educação do Campo e a contribuição do PRONERA. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 140, p.545-567, jul.-set., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/XfFpNxPyMQ9z7QwbvL69KLp/?lang=pt&format=pdf

FERNANDES, Bernardo M.; RINCON, F.; KRETSCHMER, R. La actualidad de la reforma agraria em América Latina y el Caribe. Buenos Aires: CLACSO, 2018, v.1. p.250.

FERNANDES, Bernardo M.; SOBREIRO FILHO, José; Coca, Freitas, Estevan Leopoldo; Cleps Jr, João; Pereira, Lorena Izá; Girardi, Eduardo Paulon. A luta pela territorialização da agricultura familiar camponesa paulista nas duas primeiras décadas do século XXI. No prelo, 2021.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. Humanidades, Universidade de São Paulo. 2019. disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-24042019-194155/pt-br.php>. Acesso em: 07 set 2021.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1° de julho de 2020. Rio de Janeiro. IBGE, 2020.

ITESP. Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Assentamentos rurais. Disponível em: http://201.55.33.20/?page_id=3497. Acesso em 07/09/2021.

LEITE, S. P; HEREDIA, B. MEDEIROS, L. et al. Impactos dos assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. São Paulo: editora UNESP, 2004.

MARQUES, P. E. M., Le Moal, M. F., & ANDRADE, A. G. F. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado de São Paulo: agricultura de proximidade em questão. RURIS, 8(1), 63-89, 2014.

MONEDESE, V.S, SANT’ANA A. L. Diversificação produtiva e de comercialização de agricultores familiares assentados de Mirandópolis (SP): contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos). Revista de Economia e Sociologia Rural. V57(4), 636-655, 2019. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.185555. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/resr/a/x7YcM7gGZjJhnkZDMQbJvXf/?format=pdf&lang=pt.>. Acesso em: 07 set 2021.

RABELLO, D.; SANTOS, M. A. M. dos; LUZ, M. F.; DAMACENO, I. Experiências de formação continuada e de intervenção didático-pedagógica no Pontal do Paranapanema (SP, Brasil) para o fortalecimento da Educação do Campo. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 43, v. 2, p. 53-74, mês mai-ago, 2021. ISSN: 2176-5774 53.

REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (REDE PENSSAN). Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: . Acesso em: 07 set 2021.

SANT’ANA A. L.; TARSITANO, M. A. A. Tipificação das famílias de oito assentamentos rurais da região de Andradina-SP, com base em diferentes estratégias de produção e comercialização. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), v. 47, p.615 - 636, 2009.

SANTOS, Rafael de Oliveira Coelho. Reforma Agrária em questão: a propriedade privada como fator de desterritorialização camponesa no projeto de assentamento Fazenda Primavera (Andradina - SP). 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação e Geografia da Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

SERPA, Rosemeire A. Almeida. A Educação de Jovens e Adultos no campo: estudo de uma experiência de educação do campo no Pontal do Paranapanema -SP. Dissertação (Mestrado). Unesp, São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/153021

SILVA, D. P.; SANT’ANA A. L. Identificação e caracterização dos guardiões de sementes crioulas dos assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina – SP. Retratos de Assentamentos. v.22, p.281 - 307, 2019.

SOUZA, J.G., CABERO DIEGUES, V. Por uma desglobalização da produção alimentar: commoditização da agricultura e diversidade produtiva - uma análise de Espanha. GEOgraphia (UFF), v. 14, p. 63-81, 2012.

SOUZA, J.G. Commodities e água elementos de uma nova geopolítica: a exportação virtual e física e seus efeitos sobre os regimes hidroclimáticos no estado de São Paulo. Rio Claro:UNESP/FAPESP. Relatório de Pesquisa, 2015.

SOUZA, J. G. Questão de método: a homogeneização do território rural paulista. Jaboticabal: FCAV/UNESP, 2008 (Tese de Livre Docência).

SOUZA, J. G; NASCIMENTO, R.F.; GEBARA, J. J. . Mercados de terras no estado de São Paulo: determinações de preços pós-plano Real. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, p. 40-49, 2012.

SOUZA, J. G. Water as the Frontier of Agribusiness: politico-ecological and socio-economic connections from farms to global markets. Rio Claro:UNESP/FAPESP. Relatório de Pesquisa, 2015a.

VEIGA, José Eli. Cidades imaginárias. 2ª ed. São Paulo: Autores associados, 2003.

ZONETTI, Vitor Moretti. O desenvolvimento do projeto Agroflorestar no Assentamento Mário Lago: dos processos de aprendizagem à transformação da atividade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade, Escola de Artes, Ciências.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>