O DECLÍNIO DA REFORMA AGRÁRIA

Contenido principal del artículo

Rafael de Oliveira Coelho dos SANTOS

Resumen

O atual debate em torno do conceito de reforma agrária está baseado no uso de políticas de incorporação de terras para a criação de assentamentos e na insuficiência de políticas de desapropriação que desconcentrem a estrutura fundiária por meio do enfrentamento direto ao latifúndio e ao avanço territorial do agronegócio. Neste cenário observamos o declínio da reforma agrária.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, R. de O. C. dos. (2024). O DECLÍNIO DA REFORMA AGRÁRIA. BOLETIM DATALUTA, 4(45). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52922
Sección
Artigos

Citas

BRASIL. MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. II Plano Nacional de Reforma Agrária. MDA. Brasília, 2003.

BRASIL. INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Populações de reservas extrativistas de RO poderão ser beneficiárias da reforma agrária. Disponível na Internet: http://www.incra.gov.br/portal/. Acesso em Abril/2011.

FERNANDES, Bernardo M. III PNRA: a reforma agrária como desenvolvimento territorial. Boletim DATALUTA, dezembro de 2010. Disponível na internet: www.fct.unesp.br/nera

FGV – Fundação Getúlio Vargas. Centro de Políticas Sociais (CPS). A nova classe média: O lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2010.

O ESTADO DE SÃO PAULO. MST vive crise e vê cair número de acampados. Março de 2011. Disponível na Internet: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,mst-vive-crise-e-ve-cair-numero-deacampados,698284,0.htm

SANTOS, Rafael de Oliveira Coelho. Estudo das políticas de obtenção dos assentamentos de reforma agrária no Brasil entre 1985 e 2009. 92 páginas. Monografia (Bacharelado em Geografia). Curso de Graduação em Geografia. Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, 2010.

Artículos más leídos del mismo autor/a