AS (IN)DEFINIÇÕES DO RURAL E DO URBANO EM SÃO LUÍS – MA

Contenido principal del artículo

Igor Breno Barbosa de SOUSA
Jéssica Neves MENDES
Ronaldo Barros SODRÉ
José Sampaio MATTOS JUNIOR

Resumen

A busca de entender as relações entre o rural e o urbano nos leva a discutir e comparar distintos tempos históricos, onde estas relações podem se apresentar conflituosas ou de complementaridade. Vamos evidenciar que a diminuição significativa do quantitativo populacional rural pode ser percebida principalmente por São Luís ser a capital do estado e concentrar grande quantidade das atividades administrativas, entretanto, nos chama a atenção outros fatores decorrentes das políticas de planejamento para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, que incentiva a instalação de grandes empreendimentos nos setores da mineração, energia, indústria e agricultura, diminuindo assim a zona rural de São Luís.



*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SOUSA, I. B. B. de, MENDES, J. N., SODRÉ, R. B., & MATTOS JUNIOR, J. S. (2019). AS (IN)DEFINIÇÕES DO RURAL E DO URBANO EM SÃO LUÍS – MA. Boletim DATALUTA, 12(138). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52802
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Igor Breno Barbosa de SOUSA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão.

Jéssica Neves MENDES, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão.

Ronaldo Barros SODRÉ, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão.

José Sampaio MATTOS JUNIOR, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e em Desenvolvimento Socioespacial e
Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão.

Citas

FERREIRA, Antônio José de Araújo. A REESTRUTURAÇÃO URBANA MARANHENSE: Dinâmica e perspectivas. São Luís: Edufma, 2017. 172 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Séries Históricas e Estatísticas Disponível em:< https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/lista_tema.aspx?op=0&no=10>. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

MESQUITA, Benjamin Alvino de. NOTAS SOBRE A DINÂMICA ECONÔMICA RECENTE EM ÁREA PERIFÉRICA: As mudanças na estrutura produtiva do Maranhão. In: I CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS / II

SANTOS, Milton. O BRASIL: Território e sociedade no início do século XXI. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. 475 p.

INSTITUTO DA CIDADE, PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E RURAL. Plano Diretor (2006). Lei nº 4669, de 11 de outubro de 2006. São Luís, MA. Disponível em: . Acesso em: 17 de julho de 2019.

______. Revisão da Legislação Urbanística de São Luís. Lei de Zoneamento (2015). Disponível em:

<https://www.agenciasaoluis.com.br/site/legislacao-urbanistica-saoluis/2277>. Acesso em: 17 de julho de 2019.

Artículos más leídos del mismo autor/a