SOBRE USO DE DADOS DE OCUPAÇÕES DE TERRAS E DE ASSENTAMENTOS NO PRIMEIRO GOVERNO LULA

Main Article Content

Herivelto Fernandes ROCHA

Abstract

Os estudiosos da luta pela terra e da reforma agrária devem estar atentos quando utilizarem dados de ocupações de terra e de assentamentos rurais. Há diferenças entre os dados de ocupações divulgados pelo DATALUTA - Banco de Dados da Luta Pela Terra, pela OAN – Ouvidoria Agrária Nacional e pela CPT - Comissão Pastoral da Terra. Também há diferenças entre os dados de assentamentos divulgados pelo DATALUTA e pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Em relação às ocupações, o DATALUTA apresenta dados mais amplos, porque realiza uma rigorosa confrontação entre os dados da OAN, da CPT e os dados do DATALUTA/NERA (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária) da Universidade Estadual Paulista – UNESP, DATALUTA/LAGEA (Laboratório de Geografia Agrária) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e DATALUTA/GEOLUTAS (Laboratório e Grupo de Pesquisa Geografia das Lutas no Campo e na Cidade) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. A diferença, entre os dados, do DATALUTA e do governo Federal, entre 2003 e 2006, é de 179 mil famílias em ocupações e de 180 mil famílias em assentamentos rurais.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
ROCHA, H. F. (2008). SOBRE USO DE DADOS DE OCUPAÇÕES DE TERRAS E DE ASSENTAMENTOS NO PRIMEIRO GOVERNO LULA. BOLETIM DATALUTA, 1(8). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54755
Section
Artigos
Author Biography

Herivelto Fernandes ROCHA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Pesquisador do NERA – Bolsista FAPESP.

References

Não há.