DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DEAÇÚCAR E DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

Main Article Content

Elienai Constantino GONÇALVES

Abstract

Na década de 1970 com a criação do programa “Bases para um Plano de Desenvolvimento do Oeste do Estado de São Paulo – PRÓOESTE” no começo da implantação do PRÓALCOOL, o governo brasileiro tentou integrar as regiões do oeste do estado na produção de cana-de-açúcar. Desta época até a primeira década deste século, as políticas destinadas ao setor sucroalcooleiro mudaram de protagonista principal. A participação do Estado foi minimizada enquanto a do agronegócio foi ampliada. Desde 2003 ocorreu um aumento expressivo da área plantada de cana-de-açúcar nessas regiões, ultrapassando áreas de regiões tradicionais como as centrais e norte do estado. Isso ocorreu por causa do plano do governo para o setor sucroalcooleiro elevando o índice de álcool na gasolina e incentivo para a produção de uma frota flexfuel visando diminuir a dependência do petróleo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
GONÇALVES, E. C. (2009). DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA: TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DEAÇÚCAR E DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA. Boletim DATALUTA, 2(21). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53980
Section
Artigos

References

Não há.