Censo agropecuário de 2006 um marco da disputa territorial entre campesinato e agronegócio

Conteúdo do artigo principal

Bernado Mançano FERNANDES

Resumo

A publicação do Censo Agropecuário 2006 revela um retrato da diversidade do Brasil agrário. A conceituação de agricultura familiar de acordo como a Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006 rompe com a idéia de totalidade do agronegócio que imperava nos censos anteriores. A partir deste Censo os pesquisadores e as mídias poderão explicitar quem produz o quê, como produz e onde produz. Como também poderão não explicitar, se quiserem continuar acreditando que a produção da agricultura familiar é parte da produção do agronegócio. Querer compreender o agronegócio como totalidade é uma ideologia que destrói a agricultura familiar ou camponesa. Querer compreender a agricultura camponesa ou familiar como um modelo de desenvolvimento e o agronegócio como outro modelo de desenvolvimento é uma ideologia que fortalece o campesinato e rompe com os privilégios do agronegócio de incorporar dados que nunca lhe pertenceram.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, B. M. (2009). Censo agropecuário de 2006: um marco da disputa territorial entre campesinato e agronegócio. BOLETIM DATALUTA, 2(22). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53982
Seção
Artigos

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em questão. Campinas: Hucitec/Anpocs/Editora da Unicamp, 1992.

CARVALHO, Horácio Martins. De produtor rural familiar a camponês: a catarse necessária. Boletim DATALUTA, nº 15, março de 2009. Disponível em: < www.fct.unesp.br/nera>. Acesso em 15 mar. 2009.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo : Cortez Editora, 2001.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos Territórios do Território. In: PAULINO, Eliane T. e

FABRINI, João E. (Orgs.) Campesinato e territórios em disputas. São Paulo: Expressão Popular, 2008a, p. 273-301.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Conflitualidade e desenvolvimento territorial In: BUAINAIN, Antonio M. (Org.), Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2008b, p. 173-224.

NEVES, Delma P. Agricultura familiar: quantos ancoradouros! In: FERNANDES, Bernardo M.; MARQUES, Marta Inez M.; SUZUKI, Júlio. Geografia Agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 02, n. 21, p. 113-156, 2004.