DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DEAÇÚCAR E DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Elienai Constantino GONÇALVES

Resumo

Na década de 1970 com a criação do programa “Bases para um Plano de Desenvolvimento do Oeste do Estado de São Paulo – PRÓOESTE” no começo da implantação do PRÓALCOOL, o governo brasileiro tentou integrar as regiões do oeste do estado na produção de cana-de-açúcar. Desta época até a primeira década deste século, as políticas destinadas ao setor sucroalcooleiro mudaram de protagonista principal. A participação do Estado foi minimizada enquanto a do agronegócio foi ampliada. Desde 2003 ocorreu um aumento expressivo da área plantada de cana-de-açúcar nessas regiões, ultrapassando áreas de regiões tradicionais como as centrais e norte do estado. Isso ocorreu por causa do plano do governo para o setor sucroalcooleiro elevando o índice de álcool na gasolina e incentivo para a produção de uma frota flexfuel visando diminuir a dependência do petróleo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, E. C. (2009). DISPUTA TERRITORIAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA: TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DEAÇÚCAR E DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA. BOLETIM DATALUTA, 2(21). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53980
Seção
Artigos

Referências

Não há.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)