AS JORNADAS UNIVERSITÁRIAS DE REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL EM 2020: PARADIGMAS, RESISTÊNCIAS E ESPACIALIDADES

Conteúdo do artigo principal

Isabelle Medeiros de FREITAS
Gabriela Abrahão MASSON
Raquel BUITRÓN VUELTA
Lara Dalperio BUSCIOLI

Resumo

A relação entre a Reforma Agrária e a Educação permite identificar e refletir estruturalmente as desigualdades sociais que são latentes desde o período da formação do território brasileiro, e que se refletem na atualidade na injusta e equivocada distribuição de terras, bem como na desvalorização da Educação do Campo.
Assim, inseridas na educação superior as JURAs são espaços de resistência, construção e difusão do conhecimento popular e científico, em territórios que historicamente se constituíram a partir de relações elitizadas. A partir de premissas Freirianas todo ato educativo é um ato político, e neste sentido as JURAs possibilitam reflexões concretas da realidade, permeada pela organização e luta dos movimentos populares pela reforma agrária no Brasil.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

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Como Citar
FREITAS, I. M. de, MASSON, G. A., BUITRÓN VUELTA , R., & BUSCIOLI, L. D. (2021). AS JORNADAS UNIVERSITÁRIAS DE REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL EM 2020: : PARADIGMAS, RESISTÊNCIAS E ESPACIALIDADES. BOLETIM DATALUTA, 14(159). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53146
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabelle Medeiros de FREITAS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Alfenas.

Gabriela Abrahão MASSON, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Assistente Social, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Departamento de Serviço Social - Coordenadora do Fortalecendo a Agricultura Camponesa em Uberaba (FACU) e vice-líder do Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários (NaTERRA).

Raquel BUITRÓN VUELTA , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina

Doutoranda em Administração e Políticas Públicas - IIFAP, UNC – Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Doutorado Sanduíche na Universidade de Oregon, USA

Lara Dalperio BUSCIOLI, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Doutoranda em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

Referências

Banco de Dados de Luta pela Terra – DATALUTA. 2020. Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2021.

BUSCIOLI, Lara Dalperio. Impactos e Resistências no Processo de Estrangeirização de Terras em Rio Brilhante (MS): O Caso dos Projetos de Assentamentos Federais São Judas, Margarida Alves, Silvio Rodrigues e do Território Indígena Laranjeira Ñanderu. 443 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2016.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária no Brasil: o debate na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 173-236.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Territórios paradigmáticos: uma leitura preliminar da produção do conhecimento na geografia agrária brasileira a partir dos Encontros Nacionais e dos Congressos Brasileiros de Geógrafos. AGB: Revista Terra Livre. V.2, nº 42, 2014. MST. Minuta para realização das JURAS. 2020. Acervo DATALUTA, 2020.

VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos; FERNANDES, Bernardo Mançano. Territórios paradigmáticos na construção do pensamento geográfico agrário brasileiro. Revista Terra Livre, N. 52 (1): 126-152, 2019.

VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos. Leituras dos Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária: Análise dos Grupos de Pesquisa do Estado de São Paulo. 389 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2012.

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