A CONSTRUÇÃO DO WEBINAR REDE DATALUTA: DESAFIOS E DIÁLOGOS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO CONTEXTO PANDÊMICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao longo dos anos a Rede DATALUTA de pesquisadoras e pesquisadores têm refletido a respeito da construção de canais de comunicação científica e diálogos populares que aproximem os movimentos socioterritoriais, socioespaciais e a sociedade das reflexões críticas e pesquisas que a comunidade acadêmica tem produzido sobre a atualidade da questão agrária brasileira e latinoamericana, assim como as condições e formas de mobilização da sociedade diante da conjuntura e dos processos de luta pela terra, luta pela vida e território no Brasil. O Boletim DATALUTA , que nasceu em 2008, um ano após a formação da Rede DATALUTA, é um destes canais de divulgação do pensamento crítico acerca da questão agrária brasileira e latinoamericana. Com mais de 150 boletins publicados, reunindo textos de pesquisadoras e pesquisadores da Rede DATALUTA e de demais grupos de pesquisas do Brasil e do mundo, além de publicações de militantes de movimentos socioterritoriais, o Boletim DATALUTA se constitui em um periódico informativo/analítico/crítico sobre os principais elementos históricos da conjuntura da questão agrária, tendo circulação não apenas entre a comunidade acadêmica, mas também entre diversos movimentos socioterritoriais. Durante o período que compreende os relatos de experiência descritos ao longo deste texto, no ano de 2020, o Brasil, assim como o restante do mundo, declarava quarentena nacional em decorrência de uma pandemia severa provocada pelo vírus SARS-CoV02 ou COVID-19. Impossibilitados de exercer atividades de formação presencialmente, visto as altas taxas de contágio e propagação do vírus, muitos coletivos, instituições de ensino, redes e grupos de pesquisa passaram a adotar as transmissões online em plataformas de mídia e redes sociais como alternativa para seguir produzindo e socializando reflexões críticas sobre as contradições da sociedade e a conjuntura atual. Este conjunto de diretrizes e divisões de trabalhos, permitiram que os webinares fossem realizados buscando a contribuição teórica-conceitual dos assuntos relacionados à questão agrária na escala global ao longo dos meses de 2020. Apresentamos aqui, nossa leitura sobre o contexto histórico em que foram desenvolvidos os eventos em consonância com as análises sobre os seus elementos estruturantes e temáticos. Um panorama, com base nas análises comentadas da agenda.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ANDES. Bolsonaro retira quase R$ 20 bilhões da Educação. 27 de janeiro de 2020. Disponível em: https://andesufrgs.org.br/2020/01/27/bolsonaro-retira-quase-r-20-bilhoes-da-educacao/>. Acesso em: 15
dez. 2020.
DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra, 2020.
Entrevista concedida por Gerson Antonio Barbosa. Entrevista I [12/2020]. Entrevistadoras: Hellen Carolina Gomes Mesquita da Silva, Marcia Arteaga Pertuz, Lara Dalperio Buscioli, 2020.
Entrevista concedida por José Sobreiro Filho. Entrevista II [12/2020]. Entrevistadoras: Hellen Carolina Gomes Mesquita da Silva, Marcia Arteaga Pertuz, Lara Dalperio Buscioli, 2020.
G1. Brasil tem 1.271 mortes por coronavírus em 24 horas, mostra consórcio de veículos de imprensa; são 59.656 no total. G1 - Portal de Notícias da Globo, Coronavírus, 30 jun. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/30/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil30-de-junho-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml>. Acesso em: 15 dez. 2020.
SALDAÑA, Paulo. Governo Bolsonaro exclui humanas de edital de bolsas de iniciação científica. Folha de São Paulo, 30 abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/governobolsonaro-exclui-humanas-de-edital-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica.shtml>. Acesso em: 15 dez. 2020