AS (IN)DEFINIÇÕES DO RURAL E DO URBANO EM SÃO LUÍS – MA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A busca de entender as relações entre o rural e o urbano nos leva a discutir e comparar distintos tempos históricos, onde estas relações podem se apresentar conflituosas ou de complementaridade. Vamos evidenciar que a diminuição significativa do quantitativo populacional rural pode ser percebida principalmente por São Luís ser a capital do estado e concentrar grande quantidade das atividades administrativas, entretanto, nos chama a atenção outros fatores decorrentes das políticas de planejamento para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, que incentiva a instalação de grandes empreendimentos nos setores da mineração, energia, indústria e agricultura, diminuindo assim a zona rural de São Luís.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
FERREIRA, Antônio José de Araújo. A REESTRUTURAÇÃO URBANA MARANHENSE: Dinâmica e perspectivas. São Luís: Edufma, 2017. 172 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Séries Históricas e Estatísticas Disponível em:< https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/lista_tema.aspx?op=0&no=10>. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.
MESQUITA, Benjamin Alvino de. NOTAS SOBRE A DINÂMICA ECONÔMICA RECENTE EM ÁREA PERIFÉRICA: As mudanças na estrutura produtiva do Maranhão. In: I CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS / II
SANTOS, Milton. O BRASIL: Território e sociedade no início do século XXI. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. 475 p.
INSTITUTO DA CIDADE, PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E RURAL. Plano Diretor (2006). Lei nº 4669, de 11 de outubro de 2006. São Luís, MA. Disponível em: . Acesso em: 17 de julho de 2019.
______. Revisão da Legislação Urbanística de São Luís. Lei de Zoneamento (2015). Disponível em:
<https://www.agenciasaoluis.com.br/site/legislacao-urbanistica-saoluis/2277>. Acesso em: 17 de julho de 2019.