PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO UTERINO:
UMA EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Palavras-chave:
Enfermagem, Esfregaço Vaginal, Saúde da MulherResumo
OBJETIVO: Informar a experiência das acadêmicas na aplicação do processo de enfermagem durante a consulta à mulher que realiza citologia oncótica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência ocorrido entre os meses de fevereiro a abril de 2014 em uma Unidade Básica de Saúde da Família localizada na Zona Leste de Teresina. As atividades foram executadas através da aplicação do processo de enfermagem. RESULTADO: A aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem ocorreu durante o Controle do Câncer do Colo do Útero na Estratégia Saúde da Família e procedeu-se por meio das cinco etapas do processo de enfermagem: coletas de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de enfermagem. Realizou-se uma busca ativa das mulheres para realização da citologia oncótica, pois anteriormente realizava-se de sete a dez citologias por mês, logo após implementação da atividade foram registrados entre doze e quatorze semanalmente. CONCLUSÃO: A aplicação do processo de enfermagem no momento da realização do exame papanicolau, foi de suma importância para as acadêmicas adquirirem e transmitirem maior conhecimento do câncer de colo uterino, bem como domínio da realização da coleta do material do colo uterino, avaliação cefalocaudal de cada paciente, em especial do aparelho genital.
DESCRITORES: Enfermagem; Esfregaço Vaginal; Saúde da Mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).