Aspectos educativos do programa de prevenção do câncer do colo do útero, Belém, Pará, Brasil

Autores

  • Claudia Oliveira Amaro Núcleo de Medicina Tropical da UFPA
  • Dirce Nascimento Pinheiro
  • Maria da Conceição Nascimento Pinheiro
  • Marília Brasil Xavier
  • Angeline do Nascimento Parente

Palavras-chave:

Neoplasias do colo uterino, Papiloma Vírus Humano, Educação em Saúde

Resumo

A Educação em Saúde é primordial na atenção básica, pode contribuir para o êxito do programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero-PCCU. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de mulheres sobre câncer do colo do útero e do vírus HPV, com ênfase nos aspectos educativos. A amostra do estudo foi de 157 mulheres do PCCU de uma unidade de saúde pública de Belém∕PA, em 2012.  A idade variou de 17 a 80 anos, com mediana de 37 anos, 60,5% tinham instrução de nível médio incompleto ao superior completo; 71,3% tinham renda familiar com até um salário mínimo. Do total de mulheres, 10,2% realizaram o exame colpocitopalógico pela primeira vez, 56,1% para controle anual. A busca espontânea pelo exame foi de 79,0%. Das mulheres, 0,6% desconhecia a neoplasia, acreditam na cura desta 79,6%, na prevenção 89,2%, ouviram falar no vírus HPV 76,4%, na vacina 40,2%. Conclui-se que há necessidade de elevar o nível de conhecimento dessas mulheres do PCCU, na perspectiva da prevenção primária e secundária desta neoplasia através das ações educativas e a inserção dessas ações nas escolas de ensino fundamental e médio são medidas que podem contribuir com o Programa em Belém, cujos índices de câncer são alarmantes.

 

Palavras-chave: Neoplasias do colo uterino; Papiloma Vírus Humano; Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Oliveira Amaro, Núcleo de Medicina Tropical da UFPA

Mestrado em andamento pelo UFPA, em Patologia das doenças Tropicais.Biomedica de formação pela Escola Superior da Amazonia. Linha de pesquisa: Estresse oxidativo,contaminação mercurial e saúde coletiva.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Amaro CO, Pinheiro DN, Pinheiro M da CN, Xavier MB, Parente A do N. Aspectos educativos do programa de prevenção do câncer do colo do útero, Belém, Pará, Brasil. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];4(4):pag. 1469-1482. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/369

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)