Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica:

estratégicas utilizadas em dois estados nordestinos

Autores

  • Mailson Fontes de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Maristela Ines Osawa Vasconcelos Universidade Estadual do Vale do Acaraú
  • Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Avaliação em Saúde, Gestão em Saúde

Resumo

OBJETIVO: Analisar a utilização das dimensões estratégicas propostas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica nos estados do Piauí e Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal utilizando dados provenientes da Avaliação Externa e apresentados diante do cruzamento de variáveis explicativas: estado, porte populacional, estrato de certificação e percentual de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. RESULTADOS: Foi possível identificar diferenças significativas nos resultados das dimensões entre equipes de municípios de porte populacional diferente e constatar que mesmo sendo estados com similaridades, Piauí e Ceará apresentaram diferentes resultados na utilização das estratégicas propostas (Autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional). CONCLUSÕES: As estratégias de melhoria do acesso e qualidade, apesar de seu papel indutor de mudanças, ainda não protagonizaram as ações diante do programa nos estados investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson Fontes de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública (ICF) e Docência na Saúde (UFRGS).Mestre em Saúde da Família (Fiocruz). Doutorando em Enfermagem e Saúde (UESB). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ana Roberta Vilarouca da Silva, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFC). Docente da Universidade Federal do Piauí. Membro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Maristela Ines Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFC). Docente da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Membro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Cirurgiã-Dentista. Doutora em Odontologia(University of Toronto). Pesquisadora da FIOCRUZ-Ceará. Coordenadora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Downloads

Como Citar

1.
Carvalho MF de, Silva ARV da, Vasconcelos MIO, Meyer APGFV. Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica:: estratégicas utilizadas em dois estados nordestinos. Rev. G&S [Internet]. 29º de julho de 2016 [citado 25º de abril de 2024];(supl.):Pág. 875-888. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3555

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa