Gestão de recursos em terapia intensiva:
aplicação de um sistema de informação para organização da fila
Palavras-chave:
Alocação de recursos para a atenção à saúde, Terapia intensiva, Administração hospitalar, Sistemas de informação, TriagemResumo
Objetivo: este estudo teve o objetivo de avaliar o impacto, sobre a mortalidade e a permanência hospitalar, da implantação de um sistema de informação para a organização da fila de espera por leitos de terapia intensiva.
Métodos: foram analisadas, retrospectivamente, todas as internações de pacientes admitidos numa unidade de terapia intensiva de 17 leitos, num período de doze meses antes da introdução do novo sistema de informação (Grupo I; 542; 47,3±21,6 anos; 64,2% masculino) e comparado com o mesmo período após (Grupo II; 479; 48,2±20,2 anos; 65,5% masculino). Os pacientes do Grupo II foram priorizados através da utilização de um sistema de informações que utilizava dados clínicos e administrativos. A mortalidade e a permanência hospitalar foram ajustadas por um modelo multivariado que incluiu idade, gênero, atraso para admissão na unidade de terapia intensiva, índice de comorbidades de Charlson e necessidade de intervenção cirúrgica.
Resultados: a mortalidade hospitalar foi menor no Grupo II (50,3% vs. 42,0%). O odds ratio para o log da permanência hospitalar foi -0,14(-0,21;-0,006) menor no Grupo II. Não foram observadas diferenças no tempo de permanência ou mortalidade durante a internação na unidade de terapia intensiva.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).