Percepção da violência escolar para adolescentes da zona rurícola de Feira de Santana-BA

Autores

  • Bianka Sousa Martins Silva Faculdade Anísio Teixeira
  • Sinara de Lima Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Margarete Brito Martins FAT
  • Émilin Nogueira Silva e Souza Freitas FAT
  • Thaís Ramos Fraga FAT

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação: Adolescentes

Resumo

A violência escolar é um fenômeno que cresce de forma vertiginosa causando impactos na sociedade e agravos à saúde. Assim, este estudo teve como objetivo, analisar a percepção da violência escolar para adolescentes da zona rurícola de Feira de Santana ”“ BA. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada através da observação simples, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Participaram 12 adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública, com faixa etária entre 12 e 17 anos. Utilizou-se a técnica interpretação dos sentidos e após a análise dos dados foram apreendidos quatro categorias, a saber: violência é uma coisa ruim, violência na escola ocorre de diversas formas, violência na escola pode agravar levando à morte e violência escolar ultrapassa os muros da escola. O estudo revela que os adolescentes possuem conhecimento quanto às repercussões da violência escolar e mostra que a violência ocorre dentro e fora do ambiente de aprendizagem, revelando a reprodução do modelo violento de convivência social pela escola. Este trabalho torna-se importante por revelar aos profissionais de enfermagem, a necessidade de intensificar a articulação entre a escola e o setor saúde, no tocante aos assuntos concernentes a saúde dos adolescentes, garantindo uma assistência integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianka Sousa Martins Silva, Faculdade Anísio Teixeira

Mestre em saúde coletiva pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduada em enfermagem pela UEFS. Docente da Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Analista de dados estatísticos (SPSS, STATA)

Sinara de Lima Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora e Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Maria Margarete Brito Martins, FAT

Mestranda em enfermagem na UEFS

Émilin Nogueira Silva e Souza Freitas, FAT

Mestre em Enfermagem pela UEFS

Thaís Ramos Fraga, FAT

Acadêmica de enfermagem da FAT

Downloads

Como Citar

1.
Silva BSM, Souza S de L, Martins MMB, Freitas Émilin NS e S, Fraga TR. Percepção da violência escolar para adolescentes da zona rurícola de Feira de Santana-BA. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 19º de abril de 2024];7(2):Pág. 700-715. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3533

Edição

Seção

Artigos Originais