Determinantes sociais da violência na saúde de populações da América Latina

Autores

  • Andrey Almeida Loiola Universidade de Brasília/UFRGS
  • Elisa Maria Amate UnB Darcy Ribeiro
  • Maria Graça Luderitz Hoefel Universidade de Brasília/DSC
  • Fernando Ferreira Carneiro Fiocruz Ceará (Diretor)

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Saúde e Sociedade

Resumo

Realizou-se um levantamento bibliográfico para abordar os determinantes sociais da violência na saúde de populações vulneráveis da América Latina, elencando aspectos teóricos, históricos e sociais. A violência de gênero na sociedade contempla diferenças salariais, agressões físicas, psicológicas e sexuais; entre idosos nas formas socioeconômicas, raciais, políticas e familiares; a juventude constitui formas de coletivização, indicando que o tradicional não corresponde às demandas; no trabalho há o reflexo do neoliberalismo, onde indivíduos são forçados ao trabalho precário; o excesso de violência urbana deriva da desigualdade de renda, do pequeno contingente policial e de baixas taxas de encarceramento. Constata-se que o medo e a insegurança repercutem atitudes violentas, custando caríssimo para a população e perpetuando um ciclo vicioso de desigualdade e exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Almeida Loiola, Universidade de Brasília/UFRGS

Atualmente é bacharel em saúde coletiva pela Universidade de Brasília, Consultor Júnior do Laboratório de Planejamento Participativo em Saúde (LAPPAS/UnB) e Especializando em Atenção Básica e Educação em Saúde Coletiva pela UFRGS. Seu campo de formação é a Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão. Está apto para atuar na formulação e implementação de políticas públicas intersetoriais em saúde e realização de ações na prática cotidiana dos serviços de saúde, mobilizado pelas condições de vida da população e pelo reconhecimento da determinação social saúde-doença-cuidado, em uma perspectiva generalista, crítica e reflexiva.

Elisa Maria Amate, UnB Darcy Ribeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é enfermeira do trabalho nos Correios, pesquisadora no Projeto Vidas Paralelas - Saúde do trabalhador na UnB professora da Faculdade Laboro.. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ocupacional.

Maria Graça Luderitz Hoefel, Universidade de Brasília/DSC

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Especialista em Saúde Pública (1987), Medicina do Trabalho (1985), Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) onde desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de saúde, trabalho, saúde indígena e cultura sob o enfoque da participação social. Tem realizado estudos na área de saúde e cultura como a coordenação nacional do Projeto Vidas Paralelas. Coordena a implantação do Ambulatório de Saúde do Trabalhador e do Ambulatório de Saúde Indígena do HUB assim como um dos PET- Indígena da UnB. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na construção de políticas públicas no campo da saúde do trabalhador e saúde indígena. Atualmente também desenvolve uma linha de pesquisa sobre saúde, imagem, estética e política.

Fernando Ferreira Carneiro, Fiocruz Ceará (Diretor)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Ciências da Saúde - área de Concentração de Saúde Ambiental pelo Instituto Nacional de Salud Pública de México (1999) e Doutorado em Ciência Animal - área de concentração de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em vigilância em saúde ambiental e saúde no campo atuando principalmente junto aos movimentos sociais na luta por melhores condições de saúde e ambiente. Foi consultor do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde e servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Coordenou a área de Epidemiologia Ambiental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, e atuou como Coordenador Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde e foi professor e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB. Atualmente é Pesquisador da Fiocruz Ceará e colaborador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB. É membro do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UnB e Coordena o GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva- ABRASCO. Participa do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta - Teia de ecologia de saberes e práticas. É Pós doutorando junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Portugal.

Downloads

Como Citar

1.
Loiola AA, Amate EM, Hoefel MGL, Carneiro FF. Determinantes sociais da violência na saúde de populações da América Latina. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 26º de abril de 2024];6(2):Pag. 1786-1804. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3024

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)