Linha da vida:

contando, cortando e rebordando novos caminhos

Autores

  • Maria Lucia de Abreu Hanriot FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC
  • Myrian Hecht Castilho Garcia
  • Flávia Cristina Marcelino Lara
  • Nerivalda Aparecida de Faria Sousa

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se a arteterapia aliada à atividade grupal é um recurso adequado para melhorar a auto-estima e o auto cuidado do idoso. Esta investigação adotou o método descritivo com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por idosas entre 60 a 80 anos de idade que fizeram parte do Projeto de Extensão das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC/DF. A psicoterapia grupal utilizou o bordado como recurso intermediário, para auxiliar as idosas a exteriorizar os seus conflitos. Os encontros vivenciais se desenvolveram uma vez por semana onde foram utilizados os materiais tais como, tecido, retalhos de tecidos e linhas para bordar. Durante o processo da investigação as pesquisadoras observaram as dinâmicas que se produziram entre o grupo participante. Ao final, foi aplicado um questionário semi-estruturado para comprovar a eficácia da metodologia. Foi positivo o vínculo entre enfermeiros e psicólogos objetivando o aperfeiçoamento da saúde física, social e mental.  A pesquisa revelou que o método aplicado foi eficiente para auxiliar as idosas a exteriorizar os seus conflitos e a mudar o seu comportamento, dando novo sentido para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia de Abreu Hanriot, FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC

PSICÓLOGA, PSICODRAMATISTA, MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - UNB, PROFESSORA E COORDENADORA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACIPLAC.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Hanriot ML de A, Garcia MHC, Lara FCM, Sousa NA de F. Linha da vida:: contando, cortando e rebordando novos caminhos. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];4(2):2388-403. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/275

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)