Qualidade em saúde pública:

análise do acolhimento por classificação de risco em um hospital de ensino da Rede Federal de Educação Brasileira

Autores

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Programa de Mestrado Acadêmico em Administração - PPGA/ICEAC/FURG.
  • Paulo Roberto Munhoz Pós-Graduado em Tecnologias Educacionais (FURG). Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). Pesquisador associado do LabSADi.
  • Katiuscia da Silva Bueno Aluna do MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FAT/UFPEL). Bacharel em Administração (FURG).
  • Tiago Machado Castelli Acadêmico do Curso de Bacharelado em Administração (FURG). Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul ”“ FAPERGS

Palavras-chave:

Gestão, Qualidade em Saúde, SUS

Resumo

O presente trabalho analisa as contribuições proporcionadas com a adoção do Sistema de Acolhimento por Classificação de Risco no serviço de pronto-atendimento de um Hospital de Ensino da Rede Federal de Educação Brasileira, buscando compreender suas rotinas e indicar melhorias junto ao sistema. Para tanto, foi aplicado um questionário a 304 usuários do serviço de pronto-atendimento. A análise estatística dos dados coletados permitiu examinar indicadores como os tempos de espera entre a chegada do paciente, o acolhimento pela triagem e o tempo de permanência do usuário no serviço para realização de procedimentos/exames complementares. Foi possível constatar que a implementação do Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco melhorou o atendimento, reduzindo as filas de espera e proporcionando aos usuários o atendimento de acordo com a avaliação de gravidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Programa de Mestrado Acadêmico em Administração - PPGA/ICEAC/FURG.

Doutor em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do grupo de pesquisa LabSADi (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Longaray AA, Munhoz PR, Bueno K da S, Castelli TM. Qualidade em saúde pública:: análise do acolhimento por classificação de risco em um hospital de ensino da Rede Federal de Educação Brasileira. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];1(1):Pag. 922-937. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2738

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa