CUIDADOS PALIATIVOS:

DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE

Autores

  • Denis Iaros Silva da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).
  • Denise Tolfo Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Políticas de Saúde

Resumo

As doenças oncológicas, cardiovasculares e os diversos processos degenerativos dominam o quadro da saúde no momento atual, como resultado do envelhecimento progressivo da população mundial, realidade que faz destacar-se a figura do doente crônico, no qual a cura geralmente é algo longínquo ou mesmo impossível de ser alcançado, o que faz com que, neste contexto, os cuidados paliativos sejam inseridos como um tipo de modelo de atenção em saúde. Objetivou-se refletir sobre os cuidados paliativos e sua dimensão global como um desafio para a gestão e políticas de saúde na atualidade. Trata-se de uma revisão de literatura. Percebe-se que a assistência no contexto dos cuidados paliativos deve considerar o indivíduo enfermo como um ser único, complexo e multidimensional e que, nessa filosofia de trabalho, busca-se sempre um cuidado integral ao paciente e família, dentro do qual encontra-se a espiritualidade. Acredita-se que quanto mais os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros e a equipe de enfermagem, compreenderem sobre a necessidade de melhores formas de gestão e políticas voltadas para os cuidados paliativos, mais e melhor nossa sociedade poderá desenvolver este tipo de atenção em saúde tão relevante nos novos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Iaros Silva da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Enfermeiro Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME. Mestrando em Enfermagem ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeiro do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Denise Tolfo Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Enfermeira Doutora em Ciências. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Downloads

Como Citar

1.
Silva da Silva DI, Silveira DT. CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(1):pag. 501-513. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)