OCORRÊNCIA DE ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Resumo
Trata-se de uma revisão integrativa, que buscou investigar a ocorrência de erros na administração de medicamentos pela equipe de enfermagem. O período de busca dos artigos que compuseram a amostra, foi de 2005 a 2014, por meio de levantamento bibliográfico no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, seguido pelas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Scientific Eletronic Library Online e Base de Dados de Enfermagem. Conforme critérios de inclusão e exclusão, totalizou-se 17 artigos selecionados. Os dados foram analisados criteriosamente em dois momentos, sendo o primeiro, a análise dos aspectos do estudo envolvido para designar a ocorrência dos erros de medicação pela equipe de enfermagem. Em um segundo momento, enfatizou a qualidade vigente do conteúdo através da leitura dos documentos escolhidos, contemplando a característica, objetivo e resultados de cada trabalho, seguido pela categorização por temas apresentados. O estudo evidencia a importância do conhecimento técnico-científico na práxis do enfermeiro, a fim de garantir a segurança do cliente no ambiente hospitalar, detectar precocemente erros, conhecer e aprimorar a administração de medicamentos de forma segura, e lidar de forma ética e compreensiva frente aos erros ocasionados.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).