PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010

Autores

  • Thaís de Almeida Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Cristina Rodrigues D'Angeles Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ)

Palavras-chave:

Gestão, Saúde pública, Epidemiologia

Resumo

A morte materna é um problema de saúde pública mundial, sendo evitável na maioria dos casos. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil das mulheres que faleceram no ano de 2010 classificadas como óbito materno no município do Rio de Janeiro (MRJ). Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, cuja fonte de dados foi o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Módulo de Investigação do SIM e o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Aos resultados, o MRJ no ano de 2010 obteve 61 óbitos maternos. Verificou-se que majoritariamente as falecidas tinham entre 14 a 29 anos, solteiras, cor definida como parda e com no máximo de 4 a 7 anos de estudo. Quanto ao histórico gestacional, 54% das mulheres tiveram nenhuma ou apenas uma gestação anterior, com 72% sem quaisquer abortos anteriores. Apenas 28% destas mulheres fizeram minimamente as 6 consultas pré-natal preconizadas pelo Ministério da Saúde. Problemas relacionados à hipertensão arterial foram definidos como principal causa básica do óbito materno no município em 2010. Ainda que avaliando um determinado ano, conclui-se que o MRJ precisa intensificar os esforços políticos, econômicos e sociais para tentar diminuir o impacto dos óbitos maternos dentro do seu município.

Palavras-Chave: Mortalidade Materna - Perfil Epidemiológico - Saúde da Mulher

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís de Almeida Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Acadêmica Bolsista da SMSDC-RJ, modalidade Saúde Coletiva, no período de abril a dezembro de 2012.

Adriana Cristina Rodrigues D'Angeles, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ)

Enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ). Mestre em Ciências na área de Saúde Pública, subárea de Epidemiologia Geral pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

Downloads

Como Citar

1.
Brasil T de A, D’Angeles ACR. PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];6(1):pag. 66-78. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2528

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa