A QUESTÃO DO GÊNERO NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Edson Kenji Kondo Universidade Católica de Brasília
  • Weeberb João Réquia Jr.
  • Gustavo Henrique de Oliveira Lima

Resumo

Com a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, alguns pesquisadores argumentam que a mulher traz uma contribuição importante à qualidade do ambiente de trabalho. Para testar tal hipótese, este estudo utilizou-se de um banco de dados fornecido pela Great Place to Work e realizou análises estatísticas da relação entre o índice de qualidade do ambiente de trabalho e o sexo do principal executivo dessas organizações. Os resultados mostraram que há evidência estatística de que a dirigente mulher e a qualidade do ambiente de trabalho estão positivamente relacionados. Outros fatores significativos foram a existência de políticas de apoio à progressão da mulher na carreira, o tamanho da empresa e a taxa de saída voluntária de funcionários. O primeiro positivamente e os dois outros negativamente relacionados.

Descritores: Liderança; Mulher; Qualidade do ambiente de trabalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Kenji Kondo, Universidade Católica de Brasília

Professor do Curso de Administração da Universidade Católica de Brasília, PhD em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard. Coordenador do  projeto de pesquisa Empreendedores Informais e Responsabilidade Social e Ambiental financiado pelo CNPq. Foi pesquisador visitante em Harvard, Professor Titular na Universidade de Tsukuba, Japão, e Chairman do Programa de Pós-Doutorado da Universidade das Nações Unidas, dentre outras funções.

Weeberb João Réquia Jr.

Pesquisador-bolsista do Clean Air Research Center da Universidade de Harvard. Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília e doutorando em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília, atualmente em período sanduíche no Department of Environmental Health da Harvard School of Public Health.

Gustavo Henrique de Oliveira Lima

Graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Kondo EK, Réquia Jr. WJ, Lima GH de O. A QUESTÃO DO GÊNERO NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 3313-3327. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2478

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)