PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS HIV/AIDS CADASTRADOS EM SERVIÇO AMBULATORIAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23323Palavras-chave:
Perfil de saúde. HIV. AIDS. PacientesResumo
Esta pesquisa objetivou conhecer o perfil epidemiológico dos usuários atendidos no serviço de referência para IST/HIV/Aids em Petrolina-PE. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa, no qual foram analisadas fichas de notificação e investigação de HIV/Aids entre 2010 e 2014, totalizando 331 notificações. Observou-se evolução no número de notificações de casos Aids no período de 2009 a 2014, sendo a maioria do sexo masculino (58,3%), com faixa etária predominante de 31 a 50 anos (52,9%). Mais de 50% dos casos envolvia pessoas com baixa escolaridade. O provável modo de transmissão prevalente era por via sexual, mesmo nos casos com nível elevado de escolaridade, sendo os heterossexuais a categoria de maior exposição. Os sinais e sintomas de definição de caso prevalentes foram astenia, caquexia, diarreia crônica, febre persistente e contagem de Linfócitos CD4+ menor do que 350 cél/mm3. O perfil traçado demonstrou aumento de casos no sexo feminino, embora a maioria ainda seja do sexo masculino com baixo nível de instrução. Mesmo assim, a ausência de dados configurou-se como fator limitante para análise mais detalhada, impedindo que outros elementos pudessem ser identificados. Conhecer tais achados pode auxiliar à formulação de ações específicas que promovam educação e diminuam a cadeia de transmissão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).