Polifarmacoterapia e interações medicamentosas:

perfil de prescrições pediátricas de um hospital de ensino

Autores

  • Maria Cristina Soares Rodrigues Universidade de Brasília
  • Diana Lúcia Moura Pinho Universidade de Brasília
  • Daniela de Melo Oliveira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Palavras-chave:

Gerenciamento de risco, Segurança do Paciente, Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Resumo

Acontecimentos adversos por medicamentos (AAM) constituem problema de saúde pública em todo o mundo, muitos são em decorrência de interações medicamentosas indesejáveis e de natureza prevenível. Estudo descritivo que objetivou caracterizar o perfil farmacoterápico e identificar interações medicamentosas (IMs). Analisaram-se 110 prescrições de pacientes na faixa etária de um a 12 anos de idade, em um hospital de ensino de Brasília, Distrito Federal, no período de outubro de 2005 a fevereiro de 2006. Constatou-se o registro de 292 medicamentos, predominantemente da classe do sistema nervoso (37,7%), preponderando prescrições com até cinco medicamentos (67,3%). Constatou-se a prescrição de medicamentos não aprovados e não autorizados para uso em pediatria. Foram identificadas seis IMs potenciais e grau de severidade moderada (66,7%). O horário de administração de medicamentos segue um padrão às 6, 12, 18 e 22 horas, desconsiderando-se possíveis IMs. Conhecer o perfil farmacoterápico envolvendo o paciente pediátrico é de extrema relevância para a prevenção de AAM evitáveis, como as IMs indesejáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Soares Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente. Universidade de Brasília.

Diana Lúcia Moura Pinho, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Ciências da Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Enfermagem, Educação, Processo de Trabalho em Saúde. Universidade de Brasília.

Daniela de Melo Oliveira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Enfermeira. Especilista em Unidade de Terapia Intensiva, na modalidade de residência, pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Bolsista ProIC UnB/CNPq 2005-2006.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Rodrigues MCS, Pinho DLM, Oliveira D de M. Polifarmacoterapia e interações medicamentosas:: perfil de prescrições pediátricas de um hospital de ensino. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 25º de abril de 2024];4(1):1335-49. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/185

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)