Percepção de puérperas adolescentes sobre a assistência da equipe de enfermagem no processo parturitivo

Autores

  • Luciano Marques dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Débora Lago Silva Neto de Oliveira Prefeitura Municipal de Saúde de Feira de Santana.
  • Rosana Castelo Branco de Santana Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.
  • Daiana Dias Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jaqueline Dantas da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O estudo enfatiza a importância do bom atendimento e acolhimento à parturiente, em especial na fase da adolescência e compreender a percepção de puérperas adolescentes sobre a equipe de enfermagem na sala de parto em um hospital público de referência na cidade de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, realizado através de entrevistas semi-estruturadas em outubro de 2008 com sete puérperas nas primeiras cinco horas de pós-parto. Os dados foram analisados através da Análise Conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que a assistência prestada às puerperas está pautada no modelo tecnicista, de modo que o acolhimento e o cuidado humanizado são negligenciados pelos profissionais de saúde. Sugere-se uma reflexão acerca do cuidado humanizado e da postura atualmente adotada a fim de que haja uma revisão da assistência prestada pela equipe de enfermagem e uma melhor compreensão da condição e das necessidades humanas. Descritores: Enfermagem obstétrica; humanização da assistência; adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Auxiliar do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Débora Lago Silva Neto de Oliveira, Prefeitura Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Enfermeira. Programa de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Especialista em Saúde Pública.

Rosana Castelo Branco de Santana, Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

Daiana Dias Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Graduação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Jaqueline Dantas da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Entudante. Curso de graduação em Enfermagem da UEFS. Voluntária do NUDES. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Como Citar

1.
dos Santos LM, Silva Neto de Oliveira DL, de Santana RCB, Araújo DD, da Silva JD. Percepção de puérperas adolescentes sobre a assistência da equipe de enfermagem no processo parturitivo. Rev. G&S [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(1):1282-94. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/181

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)