Vivências de mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na unidade de clínica pediátrica
Palavras-chave:
Saúde, EnfermagemResumo
OBJETIVO: compreender a vivência de mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na Clínica Pediátrica de um hospital público do interior da Bahia. MÉTODOS: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, que respeitou a Resolução 196/96 e foi realizado na unidade de Clínica Pediátrica, no período de setembro a dezembro de 2009 através de entrevistas semi-estruturadas com onze mães acompanhantes. RESULTADOS: a doença e a hospitalização são processos que ocorrem de maneira abrupta, levando a família à reorganização de sua dinâmica interna, com vistas ao atendimento das demandas dos demais membros. À medida que a mãe acompanhante vai compreendendo a dinâmica dos trabalhadores da saúde, elas permanecem mais tranquilas, buscando entender a doença, o cuidado e suas responsabilidades. CONCLUSÕES: a mãe acompanhante precisa ser reconhecida como uma constante na vida da criança doente e dentro do seu contexto familiar, para que sejam compreendidas suas ações e reações durante a hospitalização infantil. Descritores: Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Familiar; Família; Criança Hospitalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).