Vivências de mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na unidade de clínica pediátrica

Autores

  • Luciano Marques dos Santos Universidade Estadual de Feira de santana. Bahia.
  • Emanuelle Santos de Oliveira Prefeitura Municipal de Mairi-Bahia.
  • Ana Celi Silva Torres Nascimento Faculdade de Tecnologia e Ciências. Feira de Santana, Bahia.
  • Rosana Castelo Branco de Santana Programa de Pós”“graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.
  • Uliana Oliveira Catapano Hospital Estadual da Criança. Feira de Santana, Bahia
  • Rívia e Silva Figueiredo
  • Valdimeire Santos Moreira Universidade Estadual de Feria de Santana.

Palavras-chave:

Saúde, Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: compreender a vivência de mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na Clínica Pediátrica de um hospital público do interior da Bahia. MÉTODOS: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, que respeitou a Resolução 196/96 e foi realizado na unidade de Clínica Pediátrica, no período de setembro a dezembro de 2009 através de entrevistas semi-estruturadas com onze mães acompanhantes. RESULTADOS: a doença e a hospitalização são processos que ocorrem de maneira abrupta, levando a família à reorganização de sua dinâmica interna, com vistas ao atendimento das demandas dos demais membros. À medida que a mãe acompanhante vai compreendendo a dinâmica dos trabalhadores da saúde, elas permanecem mais tranquilas, buscando entender a doença, o cuidado e suas responsabilidades. CONCLUSÕES: a mãe acompanhante precisa ser reconhecida como uma constante na vida da criança doente e dentro do seu contexto familiar, para que sejam compreendidas suas ações e reações durante a hospitalização infantil. Descritores: Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Familiar; Família; Criança Hospitalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de santana. Bahia.

Enfermerio. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Pediátrica. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana no curso de Enfermagem do Departamento de Saúde.Pesquisador do Núcleo de Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES).

Emanuelle Santos de Oliveira, Prefeitura Municipal de Mairi-Bahia.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergências. Estratégia de Saúde da Família de Mairi. Mairi, Bahia, Brasil.

Ana Celi Silva Torres Nascimento, Faculdade de Tecnologia e Ciências. Feira de Santana, Bahia.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatológica. Professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Rosana Castelo Branco de Santana, Programa de Pós”“graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós”“graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Uliana Oliveira Catapano, Hospital Estadual da Criança. Feira de Santana, Bahia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade. Gerente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Estadual da Criança. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Rívia e Silva Figueiredo

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Consultora Educacional da Beckton Dickinson. Salvador, Bahia, Brasil.

Valdimeire Santos Moreira, Universidade Estadual de Feria de Santana.

Estudante. Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feria de Santana. Membro do NUDES. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
dos Santos LM, de Oliveira ES, Torres Nascimento ACS, de Santana RCB, Catapano UO, Figueiredo R e S, et al. Vivências de mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na unidade de clínica pediátrica. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];5(2):pag. 346-360. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/433

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)