PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS À AUTOMEDICAÇÃO:

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rodrigo Fonseca Lima Universidade de Brasília
  • Janeth de Oliveira Silva Naves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Automedicação, Educação, Uso de medicamentos

Resumo

Objetivo: Identificar práticas educativas voltadas à automedicação trazendo à tona a Educação à Distância (EAD) como alternativa. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa na qual realizou-se a busca de artigos publicados no período de 2009 a 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e IBECS por meio dos descritores: automedicação; educação; uso de medicamentos. Resultados: As 11 publicações analisadas mostraram uma visão geral sobre intervenções educativas no contexto da automedicação, sendo que todos eles referiram minimamente a importância desse processo educativo. No entanto, propostas concretas de intervenções não foram frequentes. Não houve referência à EAD como alternativa dentro desse processo educativo, embora esse campo ajude a formação dos profissionais quanto a suas atitudes. Ficou clara a importância da educação em saúde quanto à automedicação, com destaque ao papel do farmacêutico, apesar de não ter sido frequente a proposição de ações efetivas nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fonseca Lima, Universidade de Brasília

Farmacêutico pela Universidade de Brasília. Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/PE, Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituo Brasileiro de Pesquisa e Extensão/PE.

Janeth de Oliveira Silva Naves, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Curso de Farmácia da Universidade de Brasília. Farmacêutica pela Universidade de Goiás. Especialista em microbiologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre e doutora em ciências da saúde pela Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

1.
Lima RF, Naves J de OS. PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS À AUTOMEDICAÇÃO:: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 26º de abril de 2024];5(4):pag. 2830-2849. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1579

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)