EDUCAÇÃO EM SAÚDE:

COMO ANDA ESSA PRÁTICA?

Autores

  • Bruna Amaral Mattos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Marcela Bruna Valjão Figueiredo Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Jomara Brandini Gomes Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Renilda Rosa Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação

Resumo

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família  voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação às ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.

 

Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.

 

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Biografia do Autor

Bruna Amaral Mattos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Marcela Bruna Valjão Figueiredo, Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Jomara Brandini Gomes, Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Renilda Rosa Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

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Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Mattos BA, Figueiredo MBV, Gomes JB, Dias RR. EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 29º de março de 2024];5(4):pag. 2737-2755. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247

Edição

Seção

Relatos de Experiências