Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa

Autores

  • Ana Isabel Sani Universidade Fernando Pessoa
  • Cristiana Carvalho Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Violência doméstica, Criança em risco, Autos da polícia.

Resumo

Apresenta-se um estudo exploratório misto baseado na análise de autos de notícia e denúncia por crime de violência doméstica, reportados em 2010 à Polícia de Segurança Pública (Porto). O objetivo do estudo foi examinar a presença de menores, direta ou indiretamente envolvidos nestas situações. A análise estatística a 167 autos revelou que 45% eram famílias com filhos, admitindo-se que em 29% a violência era presenciada por menores. A análise de conteúdo a 141 autos revelou existir também violência física e psicológica diretamente sobre as crianças e jovens, incluindo instrumentalização dos filhos. Conclui-se pela evidência do fenómeno de exposição de crianças à violência doméstica e pela necessidade dos agentes policiais reforçarem a sua formação especializada sobre crianças em situação de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Isabel Sani, Universidade Fernando Pessoa

Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa (UFP); Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM), com licenciatura e mestrado na mesma área de especialização pela UM; Coordenadora do Mestrado em Psicologia Jurídica na UFP; Coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP.

Cristiana Carvalho, Universidade Fernando Pessoa

Mestre em Psicologia Jurídica

Psicóloga na Clínica Pedagógica de Psicologia Universidade Fernando Pessoa

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

Sani, A. I., & Carvalho, C. (2019). Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23054

Edição

Seção

Estudos Empíricos