Regulação da aviação civil brasileira: reflexões sobre enforcement, legalidade e juridicidade

Autores

  • Paulo Rios Matos Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia

Palavras-chave:

enforcement, eficiência, legalidade estrita, princípios constitucionais, juridicidade

Resumo

Propósito ”“ O artigo visa a propor uma reflexão a respeito da possível juridicidade da substituição, num primeiro momento, da aplicação das sanções prescritas no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) ”“ especialmente em seu artigo 289 ”“ por medidas de caráter alternativo, em caso de verificação da ocorrência das infrações nele prescritas, possibilitando um enforcement regulatório que melhor reflita a eficiência administrativa.

Metodologia/abordagem/design ”“ A noção de enforcement regulatório eficiente parte da análise econômica da criminalidade empreendida por autores como Gary Becker e George J. Stigler, analisada por Michel Foucault, e da imagem, proposta por este filósofo, de um direito novo, distanciado de uma concepção do direito essencialmente ligada ao princípio da soberania e à aplicação das relações de dominação.

Resultados ”“ Concluiu-se pela possibilidade de temperamento na aplicação das sanções previstas no art. 289, fundamentado na adoção de uma noção de enforcement regulatório que melhor reflita a eficiência administrativa, motivada por uma hermenêutica baseada em princípios constitucionais que fornecem um critério teleológico da atuação administrativa com vistas a otimizar o atendimento do interesse público.

Implicações práticas ”“ Refletir sobre a possível juridicidade, fundada em princípios constitucionais e no marco teórico mencionado, da graduação do enforcement na política fiscalizatória e sancionatória da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ”“, através do estabelecimento de medidas alternativas, em lugar da aplicação direta das sanções em caso de verificação de infrações.

Originalidade/relevância do texto ”“ O texto pretende, em linhas gerais, contribuir para a análise da juridicidade da otimização do enforcement quando há óbice pela legalidade estrita. A relevância prática reside especialmente na interpretação adequada de disposições legais como o artigo 289 do CBA, que prevê, como consequência necessária das infrações, a aplicação de sanções, impedindo, a princípio, a adoção de uma política de tolerância que possibilite mecanismos prévios de colaboração e prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rios Matos Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz ”“ Bahia (2004). Especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (2010). Procurador Federal.

Referências

ARAGÃO, A. S. Agências Reguladoras e a evolução do direito administrativo econômico. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

EWALD, F. Foucault: a norma e o direito. Tradução de António Fernando Caiscais. Lisboa: Vega, 1993.

FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e o direito. São Paulo: Saraiva, 2012.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008, (Aula de 21/03/1979, p. 329-365).

KOERNER, A. Direito, regulação e governamentabilidade. In: SCAVONE, Lucila; ALVAREZ, M. César; MISKOLCI, Richard. O legado de Foucault. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

MOREIRA NETO, D. de F. Quatro Paradigmas do Direito Administrativo Pós-Moderno. Legitimidade ”“ Finalidade ”“ Eficiência ”“ Resultados. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008.

MORGAN, B; YEUNG, K. An Introduction to Law and Regulation: Text and Materials. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2007, citando um trecho de K. HAWKINS (1984) em sua obra “Environment and Enforcement”.

OTERO, Paulo. Legalidade e Administração Pública. O sentido da vinculação administrativa à juridicidade. Lisboa: Editora Almedina, 2011, p. 15.

STIGLER, G. J., The optimum enforcement of laws. Journal of Political Economy de 1970, p. 526-527.

SUNDFELD, C. A. A Administração Pública na Era do Direito Global, constante da obra coletiva “Direito Global”, Max Limonad, 1999.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

ROCHA, Paulo Rios Matos. Regulação da aviação civil brasileira: reflexões sobre enforcement, legalidade e juridicidade. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 61–80, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/18736. Acesso em: 20 abr. 2024.