Racismo institucional e os usos de álcool e outras drogas: uma reflexão bioética

Autores

  • Andréa Leite Ribeiro UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Wanderson Flor do Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24099

Palavras-chave:

Drogas. Racismo. Bioética. Saúde.

Resumo

Reconhecemos que o uso de álcool e outras drogas (AD) é fenômeno constante na história da humanidade. Do mesmo modo, devemos reconhecer que o passado escravagista do Brasil produziu efeitos no modelo organizacional da sociedade, com hierarquização de grupos sociais devido a sua cor, cultura ou origem étnica. A construção social quanto ao negro, no Brasil, no período pós abolição enquanto uma ameaça a sociedade, esta diretamente relacionada com o racismo que os/as negros/as são submetidos ao buscar um serviço de saúde. Ser negro e usuário de drogas, especialmente as ilegais, no Brasil, significa que os processos e procedimentos de saúde destinados a eles por vezes são discriminatórios e negligentes, sendo um problema de saúde pública concernente a reflexão bioética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Leite Ribeiro, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética, da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Observatório da População Negra (Nesp/Ceam-UnB). Bolsista pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Ribeiro, A. L., & Nascimento, W. F. do. (2019). Racismo institucional e os usos de álcool e outras drogas: uma reflexão bioética. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 13. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24099

Edição

Seção

Suplemento