OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA PARA LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFRRJ : APRECIAÇÕES VALORATIVAS SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10880Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem da escrita. Letramento acadêmico. Gêneros discursivos acadêmicos.Resumo
Analisam-se os desafios enfrentados pelos alunos de Pedagogia/PARFOR/UFRRJ quanto à aprendizagem da escrita acadêmica, considerando o trabalho do professor universitário. Ancorou-se o debate nos Novos Estudos do Letramento e na Teoria da Enunciação. Numa abordagem qualitativo-interpretativista e etnográfica, aplicou-se, em um estágio pós-doutoral (2015-2017), um questionário semiestruturado e realizaram-se dois grupos focais. Analisaram-se, no conjunto desses dispositivos enunciativos, as apreciações valorativas produzidas por esses sujeitos. Os estudantes-professores indicaram escrever gêneros (fichamentos, resumos e resenhas) que desconhecem, cujas finalidades não ficam claras, e produzir algo diferente do proposto, sem orientação do professor universitário, para servir de objeto de avaliação e estudo do texto.
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