OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA PARA LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFRRJ : APRECIAÇÕES VALORATIVAS SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Mary Rangel

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10880

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem da escrita. Letramento acadêmico. Gêneros discursivos acadêmicos.

Resumo

Analisam-se os desafios enfrentados pelos alunos de Pedagogia/PARFOR/UFRRJ quanto à aprendizagem da escrita acadêmica, considerando o trabalho do professor universitário. Ancorou-se o debate nos Novos Estudos do Letramento e na Teoria da Enunciação. Numa abordagem qualitativo-interpretativista e etnográfica, aplicou-se, em um estágio pós-doutoral (2015-2017), um questionário semiestruturado e realizaram-se dois grupos focais. Analisaram-se, no conjunto desses dispositivos enunciativos, as apreciações valorativas produzidas por esses sujeitos. Os estudantes-professores indicaram escrever gêneros (fichamentos, resumos e resenhas) que desconhecem, cujas finalidades não ficam claras, e produzir algo diferente do proposto, sem orientação do professor universitário, para servir de objeto de avaliação e estudo do texto.

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Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, e realiza o Estágio Pós-Doutoral na mesma instituição. Pesquisadora do Grupo Representação, Imaginário e Educação (UFF), do Grupo Ação Docente Continuada (UFF) e do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (Colégio Pedro II), do qual é vice-líder. Letramento acadêmico, formação de professores da educação básica e ensino do ler-escrever são alguns de seus temas de interesse.

Mary Rangel

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social. Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Cotidiano da Escola e das Camadas Populares, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Rodrigues, J. do N., & Rangel, M. (2018). OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA PARA LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFRRJ : APRECIAÇÕES VALORATIVAS SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA UNIVERSIDADE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(1), 26–52. https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10880

Edição

Seção

Artigos de pesquisa