TEORIA LITERÁRIA EM QUESTÃO: O ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Walter Guarnier de Lima Júnior UFU e IESB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.23845

Palavras-chave:

Formalistas russos. Literariedade. Estranhamento. Recurso pedagógico.

Resumo

Este artigo, num primeiro momento, retoma e problematiza duas das principais discussões levantadas pelos formalistas russos no início do século XX (CHKLOVSKI, 1973; EIKHENBAUM, 1973) quando fundam as bases do estudo teórico-metodológico da literatura: o conceito de “literariedade” e a noção de “estranhamento”. Redirecionando os estudos literários empreendidos até então, Viktor Chklovski publica, em 1917, o ensaio A arte como procedimento, censurando veementemente os simbolistas, que entendiam a arte como consequência de imagens mutáveis. Oito anos depois, Boris Eikhenbaum, em 1925, por meio do ensaio A teoria do “método formal”, anuncia um método que abandonaria a ideia de evolução literária; reunindo, com isso, os pressupostos do movimento. Por meio dessas publicações, opunham-se à crítica impressionista das obras, defendendo um estudo sistemático e dissociado de seus elementos externos. Após breve retorno aos dois estudos que se opuseram aos princípios da história literária, buscaremos, por meio da análise de livros didáticos, utilizados por professores de português do Ensino Médio, identificar e discutir os reflexos da teoria literária no atual ensino de literatura considerando o contexto das escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Guarnier de Lima Júnior, UFU e IESB

Doutorando regular em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (2017-2020), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB/DF (2013), Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar/PR (2018-2019), Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (2010). Atualmente é Professor Assistente II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB - IESB/DF, em regime de dedicação exclusiva, onde ministra disciplinas presenciais e a distância: (1) Leitura e Produção de Texto, (2) Comunicação e Expressão, (3) Fundamentos da Língua Portuguesa (4) Conteúdos e Métodos da Língua Portuguesa e (5) Literatura Infanto-Juvenil. Atua na área de Letras (Literatura e Educação, Literatura e Cinema) e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Materna. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes são: Literatura, Cinema e Ensino de Literatura, Artigo de Opinião, Relações Conclusivas, Livro Didático de Língua Portuguesa, Crenças e Experiências de Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

LIMA JÚNIOR, Walter Guarnier de. TEORIA LITERÁRIA EM QUESTÃO: O ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i1.23845. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23845. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)