UMA SÓ PRECE? A CANÇÃO COMO GESTO SOCIAL EM PONTO DE PARTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23535

Palavras-chave:

Canção brasileira; Sérgio Ricardo; Gesto social.

Resumo

Neste trabalho, realizamos uma leitura crítica da canção Prece, composta por Gianfrancesco Guarnieri e Sérgio Ricardo, como parte do drama Ponto de partida, de Guarnieri. Considerando as especificidades da linguagem cancional, investigamos de que maneira essa canção nos ajuda a compreender não só o momento histórico que a peça retrata, como também o nosso próprio presente histórico. Nossa hipótese é a de que, por meio dessa canção, os compositores realizariam o princípio brechtiano de gesto social, revelando as leis sociais pelas quais se manifesta o comportamento dos personagens, demonstrando as relações entre o aspecto violento da sociedade brasileira e o propósito de manutenção de privilégios socioeconômicos por parte das classes mais favorecidas.

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Biografia do Autor

Rafael Gazzola de Lima, UnB

Mestrando em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), integra o grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com habilitações em Jornalismo e Rádio e TV. Atualmente é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), em exercício na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura desde 2006. Tem experiência nas áreas de Letras e Comunicação Social, com especial interesse pelas interfaces e diálogos entre literatura, canção e cinema brasileiros.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

LIMA, Rafael Gazzola de. UMA SÓ PRECE? A CANÇÃO COMO GESTO SOCIAL EM PONTO DE PARTIDA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23535. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23535. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiês