A COMUNIDADE IMAGINADA NA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA SARAMAGUIANA "A VIAGEM DO ELEFANTE" E AS RELAÇÕES COM A NOVA HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.17757

Palavras-chave:

Saramago. Nova História. Metaficção historiográfica. Comunidade imaginada.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar os conceitos de Nova História, metaficção historiográfica e comunidade imaginada, relacionando-os com a narrativa A viagem do Elefante (2008), do escritor português José Saramago (1922-2010). Este, inspirado pelas ideias da escola dos Annales, constitui, por meio de sua narrativa, um olhar crítico sobre os paradigmas da história tradicional, que, segundo o autor, é parcelar e parcial, ideologicamente comprometida. A partir das intersecções entre literatura e história, Saramago revisita e interpreta o passado em sua obra, por meio de seu discurso crítico-reflexivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Victor Rosa Oliveira, UNILA

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (2015) e graduação em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Felipe dos Santos Matias, UNILA

Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada. Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com período sanduíche (bolsa CAPES PDSE) na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em Letras Português/Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Tem experiência e publicações na área de Letras, com ênfase no ensino e pesquisa referentes às Literaturas em Língua Portuguesa e Português Língua Estrangeira/Adicional. Participa do Núcleo de Estudos Portugueses e do grupo de pesquisa Imaginários Latino-Americanos.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

OLIVEIRA, Rafael Victor Rosa; MATIAS, Felipe dos Santos. A COMUNIDADE IMAGINADA NA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA SARAMAGUIANA "A VIAGEM DO ELEFANTE" E AS RELAÇÕES COM A NOVA HISTÓRIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i1.17757. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/17757. Acesso em: 26 abr. 2024.