A COMUNIDADE IMAGINADA NA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA SARAMAGUIANA "A VIAGEM DO ELEFANTE" E AS RELAÇÕES COM A NOVA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.17757Palavras-chave:
Saramago. Nova História. Metaficção historiográfica. Comunidade imaginada.Resumo
O objetivo deste artigo é abordar os conceitos de Nova História, metaficção historiográfica e comunidade imaginada, relacionando-os com a narrativa A viagem do Elefante (2008), do escritor português José Saramago (1922-2010). Este, inspirado pelas ideias da escola dos Annales, constitui, por meio de sua narrativa, um olhar crítico sobre os paradigmas da história tradicional, que, segundo o autor, é parcelar e parcial, ideologicamente comprometida. A partir das intersecções entre literatura e história, Saramago revisita e interpreta o passado em sua obra, por meio de seu discurso crítico-reflexivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.