Uma proposta prática de como abordar o repertório da música do Século XX no ensino superior de música

Palavras-chave: Música contemporânea, modelo clasp, autonomia, composição

Resumo

Esse texto descreve uma experiência de ensino da música do século XX e as estratégias desenvolvidas para motivar o aprendizado de seu conteúdo. O propósito foi o de propiciar uma melhor compreensão das diversas sonoridades musicais surgidas durante esse período com uma abordagem prática baseada no modelo C(L)A(S)P de Swanwick, e uma metodologia fundamentada nos princípios da autonomia do aprendizado de Paulo Freire e na pesquisa como fundamento básico para o autoaprendizado (Pedro Demo). São apresentados exemplos de composições dos estudantes e discutidos como se dava a reação dos educandos em cada etapa do processo. A pesquisa abrangeu um período de seis semestres, ao final dos quais percebeu-se que a metodologia baseada na pesquisa sobre o conceito, composição de obras que caracterizem o conceito e execução das mesmas resultou num aprendizado mais significativo e maior compreensão do porquê as músicas desse período soam da forma com que soam.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Ribeiro, Hugo Leonardo. 2017. Uma Proposta Prática De Como Abordar O Repertório Da Música Do Século XX No Ensino Superior De Música. Música Em Contexto 11 (1), 173-201. http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11133.
Seção
Artigos Científicos - linha C

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##