Da Terra à Mesa Narrativas de Consumidores sobre Motivação para o Consumo de Alimentos em 2 Feiras Agroecológicas de Recife

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Elisa Tavares Moreira
Raquel Aragão Uchôa
Marcelo Machado Martins

Resumo

o artigo se volta ao consumo de alimentos na sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos as feiras agroecológicas, que vêm expandindo sua presença nas cidades nos últimos anos, inclusive em Recife-PE. O estudo objetiva identificar o consumidor dessas feiras e a relação do perfil dele com as motivações de compra de alimentos. O artigo apresenta dados de uma pesquisa concluída em duas feiras agroecológicas da capital pernambucana: Casa Forte e UFPE/CCSA. A metodologia utilizada integrou observação participante, entrevista semi-estruturada e análise do discurso dos consumidores. Entrevistamos 12 consumidores e 8 produtores. Como resultados, observamos: a maioria são mulheres, com idade entre 40 a 69 anos, e com formação superior (10 com pós-graduação). A profissão e a formação foram identificadas como um determinante na motivação para o consumo, embora o critério da saúde estivesse no discurso de grande parte dos consumidores e produtores, com ênfase para a saúde individual, coletiva e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Tavares MoreiraM. E., UchôaR. A., & MartinsM. M. (2019). Da Terra à Mesa. Arquivos Do CMD, 6(2), 12-30. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22461
Seção
Artigos de Dossiês