Sonoridade da Cena Teatral

A Experiência de um Espectador-Pesquisador na Amazônia Acreana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.60008

Palavras-chave:

Amazônia Acreana, Espectador-Pesquisador, Sonoridades, Teatro

Resumo

Este artigo é uma análise reflexiva em processo do conceito de Sonoridades da Cena teatral do Acre a partir do Grupo Vivarte, o qual pude acompanhar tanto como espectador como pesquisador. Para desenvolver a discussão, embaso-me nos seguintes pesquisadores: Lignelli (2014), Araújo (2020), Fernandes (2018), Rebouças (2022), entre outros. A metodologia consiste revisitar os dados coletados em campo do grupo para suscitar uma reflexão terminológica. Assim, no decorrer desta pesquisa, pude evidenciar a complexidade e a multiplicidade de interpretações possíveis em torno do conceito, considerando suas implicações estéticas, performativas e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dyonnatan da Silva Costa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG, Brasil

Ator, músico e pesquisador. Doutorando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia PPGAC-UFU. Tem Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC pela Universidade Federal do Acre (2022). Licenciatura Plena em Artes Cênicas/Teatro pela Universidade Federal do Acre UFAC (2015). Integra como professor de carreira da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE). É associado da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Atua como pesquisador de fenômenos sonoros, sonoridades, sonoplastia, música de cena, teatro musical brasileiro, vocalidades e movimentos para cena teatral. Tem artigos publicados, entre os trabalhos de maior destaque são de capítulo de livro Arte e Cultura: Produção, Reprodução e a Reapropriação, cujo título se chama Teatro de Arena: A Estética de Resistência da Sonoridade do Musical "Arena Conta Zumbi" e um dossiê com o título Revisitando a Sonoridade do Coro a partir do Espetáculo O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca, da cidade de Rio Branco/AC da revista Voz e Cena da UnB. Cursando licenciatura Plena em Música na Universidade Federal do Acre. Tem experiência como ator no processo de montagem intitulada "As Criadas" do dramaturgo Jean Genet. Tem Participação em comunicações livres, congressos, proponente de oficinas, simpósios e grupos de extensões com as devidas certificações.

Referências

ARAUJO, Itamar Saviano Borges de. Som em Cena: sonoridades negras nas artes da presença: Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2020.

CASTILHO, Jacyan. A musicalidade da cena. Revista Proscênio. Universidade Federal da Bahia, 2008.

FERNANDES, Sílvia. Teatro expandido no contexto brasileiro. Revista Sala Preta. 2018.

HASHIMOTO, Fernando Augusto de Almeida. Analise Musical de Estudo para Instrumentos de Percussão, 1953, M. Camargo Guarnieri; Primeira Escrita Somente Para Instrumentos de Percussão no Brasil, Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, 2003.

LATORRE, Maria Consiglia Raphaela Carrozzo. Sonoridades Múltiplas: práticas criativas e interações poético-estéticas para uma educação sonoro musical na contemporaneidade. Fortaleza: tese de doutorado da Universidade Federal do Ceará, 2014.

LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. Uberlândia: Ouviouve, 2014.

LIGNELLI, César. Sons e(m) cena: parâmetros do som. 2.ed.- Curitiba: Appris, 2020.

REBOUÇAS, Renato Bolelli. Cenografia expandida no Brasil - uma abordagem narrativa a partir do Sul. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, set. 2022.

MARTINS, Morgana. O Som Ouvido, Visto e Sentido. Repertório Sonoro na Cena Teatral e a Dramaturgia Sonora dos Espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi. Florianópolis: Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Ed. Musimed, DF, Brasília, 1996.

MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. Ed. Ateliê. São Paulo, 2003.

MOTA, Marcus. Meyerhold e a Materialidade do Evento Cênico. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

MOTA, Marcus. Audiocenas: Interface entre cultura clássica, dramaturgia e sonoridades, Brasília: Universidade de Brasília, 2020.

NASH, Ricardo. Música e(m) Cena: Processo de criação em mídias diversas. São Paulo: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2006.

OBICI, Juliano. Condição da Escuta: mídia e territórios sonoros. São Paulo: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo, Perspectiva, 2011.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema: São Paulo, Perspectiva, 2010.

PICCOLO, Livia. No Interior da Palavra: Reflexões sobre voz, som e silêncio a partida cia. Club Noir. São Paulo: Dissertação de Mestrado no Departamento de Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.

PINHEIRO, Lucas. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz pensamento de um autista. Campinas: Unicamp. Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP, 2019.

TROTTA, Felipe. Gêneros Musicais e Sonoridades: Construindo uma ferramenta de análise. Pernambuco: Artigo Publicado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2008.

Downloads

Publicado

27-12-2025

Como Citar

Costa, D. da S. (2025). Sonoridade da Cena Teatral: A Experiência de um Espectador-Pesquisador na Amazônia Acreana. Voz E Cena, 6(02), 104–120. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.60008

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.