Chamada para o Dossiê Temático “Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena na Amazônia” - Revista Voz e Cena (dez/2025)

13-05-2025

A revista Voz e Cena recebe artigos para o Dossiê Temático “Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena na Amazônia” até 15 de setembro de 2025 para compor o volume 6, número 2, de 2025 (jul-dez).

Entre 28 e 30 de novembro de 2024 aconteceu o “Sonoracena: I Encontro de Técnicas e Poéticas do Som em Cena”, que reuniu uma intensa programação formada por oficinas, performances, espetáculos, exibições de filme e rodas de conversa nos espaços da Escola de Teatro e Dança da UFPA em Belém (PA). Tomando como ponto de partida a inédita articulação de artistas e pesquisadores das sonoridades da cena por ocasião do evento, a presente chamada para dossiê temático da Revista Voz e Cena convoca artistas e pesquisadores dedicados à partilha de saberes e fazeres em poéticas da voz e do som na Amazônia.

Propõe-se uma abordagem expandida de “poética”, considerando a raiz etimológica da palavra no grego “poiesis”, ou seja, criação como obra de todo fazer, seja ele intencionalmente artístico, performance cultural, ou mesmo manifestação além do humano, tal como no intrigante canto do uirapuru, inspiração para numerosos artistas e intelectuais amazônidas ou de passagem pela Amazônia. Interessa ao presente dossiê todo escrito elaborado sobre, a partir de, ou como invenção de/em poéticas como manifestações práticas de vocalidades e sonoridades da cena na Amazônia.

Seguindo a trilha aberta pelo “Sonoracena”, reafirma-se o espaço de visibilidade para a partilha de pesquisas e experiências no campo das sonoridades da cena, onde questões referentes à música de cena, sonoplastia, espacialização acústica, voz (falada ou cantada), entre outros, podem ser abordadas nas mais diversas perspectivas, da técnica à estética, da poética à política, da ética à metafísica de/em processos criativos, pedagógicos ou em interfaces multi-inter-transdisciplinares com outras áreas do conhecimento. 

Ressalta-se, ainda, a abertura para o acolhimento de pesquisas em vocalidades e sonoridades que dialoguem com objetos e temas associados a culturas indígenas, culturas tradicionais, culturas populares, ou outras designações que delimitam do ponto de vista étnico-racial a diversidade da Amazônia, de aspectos migratórios da presença nordestina ou árabe na região à pujança negro-cabocla na constituição da cultura amazônica.

Alvo de disputa nacional e internacional, além de todo tipo de apropriação violenta e indevida de seus recursos, a Amazônia ainda carece de espaços de visibilidade da manifestação de sua fartura poética expressa a partir dos herdeiros dos donos da terra, ou seja, artistas e intelectuais amazônidas, sejam de nascimento, sejam de escolha. Não são excluídas possíveis contribuições de autores de fora da Amazônia, mas este comitê editorial afirma seu compromisso político com a posição identitária de assegurar espaço de visibilidade da produção intelectual realizada no Norte do Brasil, o qual, assim como em outras periferias, representa o sul epistemológico do país. Interessa ao presente dossiê garantir o protagonismo de uma polifonia de vozes enraizadas na Amazônia.

Considerando o contexto situado em torno desta chamada para o Dossiê Temático Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena na Amazônia, sugere-se, sem limitar estritamente, os seguintes temas:

  • Processos de criação em vocalidades e sonoridades da cena;
  • Técnicas e tecnologias do som em cena;
  • Teorias e histórias das sonoridades na Amazônia;
  • Trilha sonora, música de cena, sonoplastia e outras dramaturgias do som em cena;
  • Arte sonora e performance;
  • Vozes das diversidades: experiências em sonoridades e diálogos com povos originários, negritudes e vozes LGBTQIAPN+;
  • Sonoridades da cena, acessibilidade e inclusão;
  • Artistas da voz nas culturas populares: mestras, mestres e seus saberes na Amazônia Brasileira;
  • Oralitura, narrativas orais, performance da oralidade e outras leituras em poéticas vocais;
  • Trocas culturais, colonialismos, ecologia e desafios de pensar sonoridades na Amazônia
  • Pedagogias Vocais e do som na cena: ensinar e aprender em sonoridades da cena

 

Equipe Editorial

Prof. Dr. Thales Branche - Escola de Teatro e Dança da UFPA - docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA

Prof. Dr. Leonel Carneiro - Universidade Federal do Acre - docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFAC

Profa. Ma. Roseany Karimme Silva Fonseca - doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA