Chamada e diretrizes para a publicação "Sonoridades da cena: termos e conceitos"

30-09-2024

Chamada e diretrizes para a publicação:
Sonoridades da cena: termos e conceitos[1]

1. Missão:

1.1. Aproximar, democratizar, consolidar e dar visibilidade aos fazeres e saberes das(os) profissionais relacionados às sonoridades da cena.

2. Objetivo:

2.1. Publicar uma obra de referência em formato de dicionário[2] com entradas relacionadas às sonoridades da cena e que serão desenvolvidas em formato de artigo a partir de diretrizes específicas. 

3. Justificativa:

3.1. Pela relação intrínseca das artes da cena com as sonoridades e sua ressignificação constante através dos tempos em função de mudanças sócio-político-econômicas;

3.2. Pela busca de outros princípios, procedimentos e fins estéticos por parte de artistas que atravessam as sonoridades;

3.3. Pelo desenvolvimento de técnicas e tecnologias agregadas à cena que envolvem as sonoridades;

3.4. Pela multiplicidade de acepções, funções e possibilidades terminológicas que possuem origens, percursos históricos e utilizações diversas.

4. Do público de interesse:

4.1. Esta chamada destina-se a autoras(es) notadamente docentes e/ou pesquisadoras(es) de voz e de música com titulação de mestre ou doutor que tenham pesquisa e produtividade como diretoras(es) vocais e musicais, preparadoras(res) vocais, compositoras(res) de música de cena e/ou trilha sonora, sonoplastas, designers sonoros, técnicas(os) de som, operadoras(es) de som.

4.2. A submissão do trabalho requer que as(os) autoras(es) acatem integralmente as normas estabelecidas nesta chamada.  

5. Título:

5.1. O título provisório Sonoridades da cena: termos e conceitos, pode sofrer alterações.

6. Formato:

6.1. Trata-se de livro impresso e digital (e-book), gerando 2 ISBNs. Sem custos editoriais para as(os) colaboradoras(res).

7. Distribuição:

7.1. A depender da editora e dos respectivos custos das etapas editoriais.

8. Modalidades de trabalho:

8.1. Exclusivamente verbetes em formato de artigo científico contendo:

8.1.2. Título.

8.1.3. Resumo.

8.1.4. Perspectiva(s) etimológica(s) do termo e/ou do conceito.

8.1.5. Percurso histórico do termo e/ou do conceito até se instaurar nas Artes da Cena brasileira (sempre que possível).

8.1.6. Perspectivas relativas a definições do termo e/ou do conceito em pesquisas já realizadas (estado da arte).

8.1.7. Funcionalidades do termo e/ou do conceito nas Artes da Cena.

8.1.8. É possível a inserção de exemplos que se refiram à aplicabilidade estética dos termos e/ou conceitos desde que se configurem como possibilidades de utilização do termo e/ou do conceito em exemplo hipotético com potencial de ser desenvolvido na prática.

8.1.9. É possível a inserção de figuras e tabelas desde que o organizador do livro    seja previamente consultado em função das características da diagramação da obra.

9. Submissão dos trabalhos:

9.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail: sonoridadesdacena@gmail.com, nas seguintes etapas:

9.2. Até o dia 30 de outubro de 2024 (Envio do Título do Verbete/artigo[3] e termo de compromisso preenchido e assinado).

9.3. Até o dia 10 de novembro de 2024 (Resposta relativa a proposta e indicação de possíveis ajustes no caso de mais de um(a) participante optar pelo mesmo verbete)

9.4. Até o dia 30 de março 2025 (Envio da primeira versão do texto).

9.5. Até o dia 30 de maio 2025 (Primeira devolutiva com sugestões e indicações de alterações).

9.6. Até o dia 30 de julho 2025 (Envio da segunda versão do texto).

9.7. Até o dia 30 de agosto 2025 (Caso necessário, segunda devolutiva com sugestões e indicações de alterações).

9.8. Até o dia 30 de setembro 2025 (Envio da versão final).

9.9. Previsão de finalização e lançamentos a partir de março de 2026.

9.10. Os trabalhos deverão ser preferencialmente inéditos e, no caso de já terem sido publicados, é necessário estarem devidamente adaptados às diretrizes do livro.

10. Avaliação dos trabalhos:

10.1. A seleção e avaliação dos trabalhos é de responsabilidade do organizador do livro e dos membros do Conselho Editorial do livro.

11. Critérios de avaliação:

11.1. Pertinência temática;

11.2. Relevância e capacidade argumentativa;

11.3. Consistência da fundamentação teórica;

11.4. Objetividade, clareza, coesão;

11.5. Grau de contribuição ao avanço do conhecimento;

11.6. Adequação às diretrizes;

11.7. Normalização/ABNT.

12. Formatação dos trabalhos:

12.1. A formatação dos trabalhos deverá seguir as normas constantes do Anexo I desta chamada.

13. Considerações finais:

13.1. O livro passará pelo crivo do Conselho Editorial formado para essa publicação e da Editora que irá publicá-lo.

[1] Projeto aprovado da chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes.

[2] Apesar de possuir características de dicionário, essa publicação não tem a pretensão de contemplar todos os verbetes relacionados às sonoridades da cena. 

[3] Consultar lista provisória no Anexo III ou propor algum verbete que não esteja na lista que contemple diretamente seus interesses de pesquisa.

[4] Disponível em: https://www.tse.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/arquivos/tse-guia-de-linguagem-inclusiva/@@download/file/Guia%20de%20Linguagem%20Inclusiva%20TSE_mar-2023.pdf

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ANEXO I – Normas para formatação dos trabalhos

1. Formatação:

1.1. Os textos devem estar formatados em arquivo Microsoft Word, OpenOffice ou RTF da seguinte forma:

1.2. Margens de 3 cm (superior e esquerda), e 2 cm (direita e inferior);

1.3. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5;

1.4. Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;

1.5. Margens justificadas com parágrafos a 1,25 cm da margem esquerda;

1.6. Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

1.7. Usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;

1.8. Usa-se sublinhado apenas para URL;

1.9. Os textos devem estar formatados em papel A4;

1.10. As figuras e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto com a respectiva legenda centralizada abaixo das mesmas. As(os) autoras(es) declaram possuir os direitos de publicação das imagens inseridas no texto;

1.11. Não usar o nome do autor em CAIXA ALTA no corpo do texto, apenas nas referências ao final do trabalho;

1.12. Notas de rodapé: corpo 10, espaçamento simples, justificado.

2. Referências

2.1. As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma:

2.2. (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p. 452).

2.3. Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, pp. 452-453).

2.4. Referências com até 3 autores são separadas por ponto e vírgula. Exemplo: (Silva; Souza; Santos, 1997a, pp. 452-453).

2.5. No caso de 4 autores ou mais, indicar o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.”. Exemplo: (Silva et al., 1997a, pp. 452-453).

2.6. As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT. Chama-se a atenção para o fato de que a revista não usa (em função da recuperação eletrônica de dados) underlines para substituir o nome de autores repetidos. Não se usa itálico, mas negrito para os títulos.

3. Exemplos:

3.1 Livros:

SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

3.2. Periódicos:

SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

3.3. Teses e dissertações:

SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) ou Tese (Doutorado em Artes Cênicas).

3.4. Documento eletrônico:

SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: <http://xxxxxxxxx>. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

4. Sobre a publicação

4.1 Ao enviar o documento, os autores aceitam as normas dessa chamada e cedem os direitos de publicação do trabalho no Dicionário Sonoridades da Cena: termos e conceitos.

4.2 A submissão implica na autorização para a publicação, não cabendo as(os) autoras(es) qualquer remuneração.

4.3. As(Os) autoras(res) declaram não possuir conflito de interesse para a avaliação do manuscrito submetido.

4.4. Não há limites para o tamanho mínimo e máximo dos verbetes/artigos.

4.5. Podem ser publicados verbetes com até 3 autoras(res).

4.6. Podem ser publicados mais de um verbete por cada proponente.

4.7. Os conteúdos e a revisão linguística dos textos submetidos são de total e exclusiva responsabilidade das(os) autoras(es).

4.8. Utilizar o Guia de linguagem inclusiva para flexão de gênero: Aplicação e uso com foco em comunicação social do Tribunal Superior Eleitoral[4], de março de 2023.

4.9. As(Os) autoras(res) estão cientes que a equipe do livro poderá utilizar o sistema CrossRef de verificação de plágio. Além disso, os autores: são responsáveis pelo conteúdo de seus textos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu texto.

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ANEXO II – Template

1) Título do Verbete

2) Nome dos autores em ordem de autoria

Seguida de Instituição/Afiliação - seguir o exemplo:

César Lignelli

Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil.

3) Resumo da Biografia: Preencher com o resumo do seu currículo em até 3 linhas.

4) URL - preencher com o link para o Lattes, conforme o exemplo:

http://lattes.cnpq.br/2723749173803350

5) ORCID - preencher com o link para o ORCID, conforme o exemplo:

http://orcid.org/0000-0003-2684-3172

6) Desenvolvimento

7) Referências

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ANEXO III – Lista provisória dos verbetes (ordem alfabética)

A

Acústica e cena

Afinação e cena

Alfabeto do corpo

Algaravia

Ambiente sonoro

Andamento da cena

Aparte

Aplauso

Articulação e cena

Atitude e cena

Ato e cena

Atuação através da canção

Atuação polifônica

Audição

 

B

Batidas de Molière

Beat-box e cena

Bife

Blablação

Branco

Brincante e a cena

Burleta

 

C

Cabaré

Caco

Café-concerto

Cantata

Canto bifônico/difônico/harmônico e cena

Cantos indígenas e cena

Cantos tradicionais e cena

Carnaval e cena

Chanchada

Choro em cena

Clichê vocal

Coisa sonora

Comédia Musical

Compositor/a de música de cena

Confidente

Coplas

Coreuta

Corifeu

Corista

Coro e cena

Coro grego

 

D

Decoro

Deixa

Desenho sonoro

Design sonoro

Dialogo e cena

Ditirambo

Diretor/a vocal

Dor em cena

Drama musical

Dramaturgia

Dramaturgia sonora

Dramaturgista

Drives vocais

 

E

Entonação e cena

Escuta e cena

Espacialização

Espacialização vocal

Estásimo

Estereótipo vocal

Estrofe

 

F

Fala

Fonação e cena

Fonte sonora e cena

Formantes e cena

Frequência e canto

Frequência e cena

Frequência e fala

 

G

Gibberish

Glossolalia

Glossopoese

Glotolalia

Grito

 

I

Inflexão

Intensidade e cena

Instrumentos musicais criados para a cena

Instrumentos musicais em cena

Inventário sonoro para a cena

 

J

Jargão 

Jogral

Jongleur

 

 

M

Medo em cena

Melopeia

Menestrel

Mensageiro

Merda

Microfone em cena

Monólogo em cena

Monólogo interior

Montagem de Som

Morte em cena

Music Hall

Música ambiente

Música ao vivo

Música cênica

Música de cena

Música e Cabaré

Música e Circo

Música e formação de artistas da cena

Música e Palhaçaria

Música e o Teatro de Rua

Música em Grotowiski

Música em Meyerhold

Música em Shakespeare

Música em Stanislavski

Música gravada

Música incidental

Música na tragédia

Música no Galpão

Música no Théâtre du Soleil

Música no Teatro Épico

Música no Teatro Musical

Música original na cena

 

N

Narrador em cena

Nonsense em cena

 

P

Paisagem sonora

Palavra e acentuação

Palavra em Artaud

Palavra em Shakespeare

Palavra em Stanislaviski

Palavra em cena

Parâmetros do som e cena

Parâmetros do som e formação de artistas da cena

Paródia e cena

Pedagogia Vocal e cena

Pentâmetro Iâmbico

Percussão corporal e cena

Performance vocal

Poesia e cena

Ponto

Preparadores/as vocais

Professor/a de canto para artistas da cena

Professor/a de música para artistas da cena

Professor/a de voz para artistas da cena

Prosódia

Protagonista

Psitacismo

 

O

Objeto sonoro e cena

Operador/a de som

 

R

Radioteatro

Rapsodo

Respiração e cena

Revista musical

Risada em cena

Ritmo da atuação

Ritmo da cena

Ritmo da fala

Ritmo do espetáculo

 

S

Solilóquio

Sonoplasta

Sonoplastia

Sound designer

 

T

Teatro de Cordel

Teatro Musicado

Teatro Musical

Teatro Musical Brasileiro

Técnicos/as de som

Timbre vocal

Trilha sonora

 

V

Vaudeville

Visualização das falas

Vocalizes

Volume e cena

Voz agradável

Voz aguda

Voz aveludada

Voz cantada

Voz da personagem

Voz de cabeça

Voz doce

Voz em cena

Voz estendida

Voz falada

Voz grave 

Voz infantilizada

Voz ingressiva

Voz metálica

Voz nasalada

Voz no teatro infantil 

Voz no teatro de animação

Voz rouca

Voz sussurrada

Voz queer

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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site
http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 11801542 e o código CRC 8C1C8EE2. Processo SEI nº 23106.093298/2024-96.

Para acessar a chamada completa em PDF: CLIQUE AQUI