Chamada e diretrizes para a publicação "Sonoridades da cena: termos e conceitos"
Chamada e diretrizes para a publicação:
Sonoridades da cena: termos e conceitos[1]
1. Missão:
1.1. Aproximar, democratizar, consolidar e dar visibilidade aos fazeres e saberes das(os) profissionais relacionados às sonoridades da cena.
2. Objetivo:
2.1. Publicar uma obra de referência em formato de dicionário[2] com entradas relacionadas às sonoridades da cena e que serão desenvolvidas em formato de artigo a partir de diretrizes específicas.
3. Justificativa:
3.1. Pela relação intrínseca das artes da cena com as sonoridades e sua ressignificação constante através dos tempos em função de mudanças sócio-político-econômicas;
3.2. Pela busca de outros princípios, procedimentos e fins estéticos por parte de artistas que atravessam as sonoridades;
3.3. Pelo desenvolvimento de técnicas e tecnologias agregadas à cena que envolvem as sonoridades;
3.4. Pela multiplicidade de acepções, funções e possibilidades terminológicas que possuem origens, percursos históricos e utilizações diversas.
4. Do público de interesse:
4.1. Esta chamada destina-se a autoras(es) notadamente docentes e/ou pesquisadoras(es) de voz e de música com titulação de mestre ou doutor que tenham pesquisa e produtividade como diretoras(es) vocais e musicais, preparadoras(res) vocais, compositoras(res) de música de cena e/ou trilha sonora, sonoplastas, designers sonoros, técnicas(os) de som, operadoras(es) de som.
4.2. A submissão do trabalho requer que as(os) autoras(es) acatem integralmente as normas estabelecidas nesta chamada.
5. Título:
5.1. O título provisório Sonoridades da cena: termos e conceitos, pode sofrer alterações.
6. Formato:
6.1. Trata-se de livro impresso e digital (e-book), gerando 2 ISBNs. Sem custos editoriais para as(os) colaboradoras(res).
7. Distribuição:
7.1. A depender da editora e dos respectivos custos das etapas editoriais.
8. Modalidades de trabalho:
8.1. Exclusivamente verbetes em formato de artigo científico contendo:
8.1.2. Título.
8.1.3. Resumo.
8.1.4. Perspectiva(s) etimológica(s) do termo e/ou do conceito.
8.1.5. Percurso histórico do termo e/ou do conceito até se instaurar nas Artes da Cena brasileira (sempre que possível).
8.1.6. Perspectivas relativas a definições do termo e/ou do conceito em pesquisas já realizadas (estado da arte).
8.1.7. Funcionalidades do termo e/ou do conceito nas Artes da Cena.
8.1.8. É possível a inserção de exemplos que se refiram à aplicabilidade estética dos termos e/ou conceitos desde que se configurem como possibilidades de utilização do termo e/ou do conceito em exemplo hipotético com potencial de ser desenvolvido na prática.
8.1.9. É possível a inserção de figuras e tabelas desde que o organizador do livro seja previamente consultado em função das características da diagramação da obra.
9. Submissão dos trabalhos:
9.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail: sonoridadesdacena@gmail.com, nas seguintes etapas:
9.2. Até o dia 30 de outubro de 2024 (Envio do Título do Verbete/artigo[3] e termo de compromisso preenchido e assinado).
9.3. Até o dia 10 de novembro de 2024 (Resposta relativa a proposta e indicação de possíveis ajustes no caso de mais de um(a) participante optar pelo mesmo verbete)
9.4. Até o dia 30 de março 2025 (Envio da primeira versão do texto).
9.5. Até o dia 30 de maio 2025 (Primeira devolutiva com sugestões e indicações de alterações).
9.6. Até o dia 30 de julho 2025 (Envio da segunda versão do texto).
9.7. Até o dia 30 de agosto 2025 (Caso necessário, segunda devolutiva com sugestões e indicações de alterações).
9.8. Até o dia 30 de setembro 2025 (Envio da versão final).
9.9. Previsão de finalização e lançamentos a partir de março de 2026.
9.10. Os trabalhos deverão ser preferencialmente inéditos e, no caso de já terem sido publicados, é necessário estarem devidamente adaptados às diretrizes do livro.
10. Avaliação dos trabalhos:
10.1. A seleção e avaliação dos trabalhos é de responsabilidade do organizador do livro e dos membros do Conselho Editorial do livro.
11. Critérios de avaliação:
11.1. Pertinência temática;
11.2. Relevância e capacidade argumentativa;
11.3. Consistência da fundamentação teórica;
11.4. Objetividade, clareza, coesão;
11.5. Grau de contribuição ao avanço do conhecimento;
11.6. Adequação às diretrizes;
11.7. Normalização/ABNT.
12. Formatação dos trabalhos:
12.1. A formatação dos trabalhos deverá seguir as normas constantes do Anexo I desta chamada.
13. Considerações finais:
13.1. O livro passará pelo crivo do Conselho Editorial formado para essa publicação e da Editora que irá publicá-lo.
[1] Projeto aprovado da chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes.
[2] Apesar de possuir características de dicionário, essa publicação não tem a pretensão de contemplar todos os verbetes relacionados às sonoridades da cena.
[3] Consultar lista provisória no Anexo III ou propor algum verbete que não esteja na lista que contemple diretamente seus interesses de pesquisa.
[4] Disponível em: https://www.tse.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/arquivos/tse-guia-de-linguagem-inclusiva/@@download/file/Guia%20de%20Linguagem%20Inclusiva%20TSE_mar-2023.pdf
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ANEXO I – Normas para formatação dos trabalhos
1. Formatação:
1.1. Os textos devem estar formatados em arquivo Microsoft Word, OpenOffice ou RTF da seguinte forma:
1.2. Margens de 3 cm (superior e esquerda), e 2 cm (direita e inferior);
1.3. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5;
1.4. Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;
1.5. Margens justificadas com parágrafos a 1,25 cm da margem esquerda;
1.6. Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
1.7. Usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
1.8. Usa-se sublinhado apenas para URL;
1.9. Os textos devem estar formatados em papel A4;
1.10. As figuras e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto com a respectiva legenda centralizada abaixo das mesmas. As(os) autoras(es) declaram possuir os direitos de publicação das imagens inseridas no texto;
1.11. Não usar o nome do autor em CAIXA ALTA no corpo do texto, apenas nas referências ao final do trabalho;
1.12. Notas de rodapé: corpo 10, espaçamento simples, justificado.
2. Referências
2.1. As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma:
2.2. (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p. 452).
2.3. Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, pp. 452-453).
2.4. Referências com até 3 autores são separadas por ponto e vírgula. Exemplo: (Silva; Souza; Santos, 1997a, pp. 452-453).
2.5. No caso de 4 autores ou mais, indicar o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.”. Exemplo: (Silva et al., 1997a, pp. 452-453).
2.6. As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT. Chama-se a atenção para o fato de que a revista não usa (em função da recuperação eletrônica de dados) underlines para substituir o nome de autores repetidos. Não se usa itálico, mas negrito para os títulos.
3. Exemplos:
3.1 Livros:
SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Capítulos de livros:
SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.
3.2. Periódicos:
SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
3.3. Teses e dissertações:
SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) ou Tese (Doutorado em Artes Cênicas).
3.4. Documento eletrônico:
SOBRENOME AUTORIA, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: <http://xxxxxxxxx>. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.
4. Sobre a publicação
4.1 Ao enviar o documento, os autores aceitam as normas dessa chamada e cedem os direitos de publicação do trabalho no Dicionário Sonoridades da Cena: termos e conceitos.
4.2 A submissão implica na autorização para a publicação, não cabendo as(os) autoras(es) qualquer remuneração.
4.3. As(Os) autoras(res) declaram não possuir conflito de interesse para a avaliação do manuscrito submetido.
4.4. Não há limites para o tamanho mínimo e máximo dos verbetes/artigos.
4.5. Podem ser publicados verbetes com até 3 autoras(res).
4.6. Podem ser publicados mais de um verbete por cada proponente.
4.7. Os conteúdos e a revisão linguística dos textos submetidos são de total e exclusiva responsabilidade das(os) autoras(es).
4.8. Utilizar o Guia de linguagem inclusiva para flexão de gênero: Aplicação e uso com foco em comunicação social do Tribunal Superior Eleitoral[4], de março de 2023.
4.9. As(Os) autoras(res) estão cientes que a equipe do livro poderá utilizar o sistema CrossRef de verificação de plágio. Além disso, os autores: são responsáveis pelo conteúdo de seus textos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu texto.
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ANEXO II – Template
1) Título do Verbete
2) Nome dos autores em ordem de autoria
Seguida de Instituição/Afiliação - seguir o exemplo:
César Lignelli
Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil.
3) Resumo da Biografia: Preencher com o resumo do seu currículo em até 3 linhas.
4) URL - preencher com o link para o Lattes, conforme o exemplo:
http://lattes.cnpq.br/2723749173803350
5) ORCID - preencher com o link para o ORCID, conforme o exemplo:
http://orcid.org/0000-0003-2684-3172
6) Desenvolvimento
7) Referências
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ANEXO III – Lista provisória dos verbetes (ordem alfabética)
A
Acústica e cena
Afinação e cena
Alfabeto do corpo
Algaravia
Ambiente sonoro
Andamento da cena
Aparte
Aplauso
Articulação e cena
Atitude e cena
Ato e cena
Atuação através da canção
Atuação polifônica
Audição
B
Batidas de Molière
Beat-box e cena
Bife
Blablação
Branco
Brincante e a cena
Burleta
C
Cabaré
Caco
Café-concerto
Cantata
Canto bifônico/difônico/harmônico e cena
Cantos indígenas e cena
Cantos tradicionais e cena
Carnaval e cena
Chanchada
Choro em cena
Clichê vocal
Coisa sonora
Comédia Musical
Compositor/a de música de cena
Confidente
Coplas
Coreuta
Corifeu
Corista
Coro e cena
Coro grego
D
Decoro
Deixa
Desenho sonoro
Design sonoro
Dialogo e cena
Ditirambo
Diretor/a vocal
Dor em cena
Drama musical
Dramaturgia
Dramaturgia sonora
Dramaturgista
Drives vocais
E
Entonação e cena
Escuta e cena
Espacialização
Espacialização vocal
Estásimo
Estereótipo vocal
Estrofe
F
Fala
Fonação e cena
Fonte sonora e cena
Formantes e cena
Frequência e canto
Frequência e cena
Frequência e fala
G
Gibberish
Glossolalia
Glossopoese
Glotolalia
Grito
I
Inflexão
Intensidade e cena
Instrumentos musicais criados para a cena
Instrumentos musicais em cena
Inventário sonoro para a cena
J
Jargão
Jogral
Jongleur
M
Medo em cena
Melopeia
Menestrel
Mensageiro
Merda
Microfone em cena
Monólogo em cena
Monólogo interior
Montagem de Som
Morte em cena
Music Hall
Música ambiente
Música ao vivo
Música cênica
Música de cena
Música e Cabaré
Música e Circo
Música e formação de artistas da cena
Música e Palhaçaria
Música e o Teatro de Rua
Música em Grotowiski
Música em Meyerhold
Música em Shakespeare
Música em Stanislavski
Música gravada
Música incidental
Música na tragédia
Música no Galpão
Música no Théâtre du Soleil
Música no Teatro Épico
Música no Teatro Musical
Música original na cena
N
Narrador em cena
Nonsense em cena
P
Paisagem sonora
Palavra e acentuação
Palavra em Artaud
Palavra em Shakespeare
Palavra em Stanislaviski
Palavra em cena
Parâmetros do som e cena
Parâmetros do som e formação de artistas da cena
Paródia e cena
Pedagogia Vocal e cena
Pentâmetro Iâmbico
Percussão corporal e cena
Performance vocal
Poesia e cena
Ponto
Preparadores/as vocais
Professor/a de canto para artistas da cena
Professor/a de música para artistas da cena
Professor/a de voz para artistas da cena
Prosódia
Protagonista
Psitacismo
O
Objeto sonoro e cena
Operador/a de som
R
Radioteatro
Rapsodo
Respiração e cena
Revista musical
Risada em cena
Ritmo da atuação
Ritmo da cena
Ritmo da fala
Ritmo do espetáculo
S
Solilóquio
Sonoplasta
Sonoplastia
Sound designer
T
Teatro de Cordel
Teatro Musicado
Teatro Musical
Teatro Musical Brasileiro
Técnicos/as de som
Timbre vocal
Trilha sonora
V
Vaudeville
Visualização das falas
Vocalizes
Volume e cena
Voz agradável
Voz aguda
Voz aveludada
Voz cantada
Voz da personagem
Voz de cabeça
Voz doce
Voz em cena
Voz estendida
Voz falada
Voz grave
Voz infantilizada
Voz ingressiva
Voz metálica
Voz nasalada
Voz no teatro infantil
Voz no teatro de animação
Voz rouca
Voz sussurrada
Voz queer
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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site
http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 11801542 e o código CRC 8C1C8EE2. Processo SEI nº 23106.093298/2024-96.
Para acessar a chamada completa em PDF: CLIQUE AQUI