Chamada para o Dossiê Temático “Polifonia nas Artes da Cena” - Revista Voz e Cena (dez/2022)
Para compor seu segundo número de 2022 (jul-dez), a revista Voz e Cena, periódico eletrônico em Artes Cênicas de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, recebe até 15 de outubro de 2022 artigos para o Dossiê Temático “Polifonia nas Artes da Cena”, que se fundamenta na natureza polifônica do Teatro, defendida por Ernani Maletta a partir de sua tese (2005), e que aqui se estende às demais Artes da Cena: Circo, Dança e Ópera.
Nesse sentido, a polifonia se manifesta por meio de três condições imprescindíveis: multiplicidade, simultaneidade e equipolência. São múltiplas vozes que, ao mesmo tempo e com igual importância, produzem um sentido – que nenhuma dessas vozes produziria isoladamente.
Quanto a essa definição de polifonia, duas premissas se destacam:
- o conceito de Voz não se limita aos seus possíveis aspectos sonoros, mas deve ser considerado como qualquer manifestação de quem a produz, dos seus pensamentos, desejos, necessidades, pontos de vista, por meio de qualquer possibilidade expressiva;
- no entrelaçamento das vozes em uma polifonia, ao mesmo tempo em que a multiplicidade se preserva, na medida em que cada voz preserva sua autonomia, existe uma unidade no sentido que todas produzem ao se manifestar equipolente e simultaneamente.
Considerando essa natureza polifônica das Artes da Cena, e elegendo a imagem, o movimento, a palavra e o som como as instâncias discursivas por meio das quais se manifestam cada um dos diversos criadores que, simultânea e dialogicamente, compõem o espetáculo, buscamos evidenciar a equipolência desses múltiplos pontos de vista na criação de um espetáculo e na formação do artista da cena que, dessa forma, apresentam atuações, encenações e pedagogias polifônicas.
Com grande prazer convidamos artistas, professores, pesquisadores e demais interessados a compartilhar, por meio deste dossiê, seus pontos de vista, suas práticas, transbordamentos e atravessamentos acerca desse tema. Ressaltamos que os trabalhos que se referem às outras múltiplas formas de manifestação artística são muito bem-vindos, desde que em interação com as Artes da Cena.
Para tanto, o dossiê temático “Polifonia nas Artes da Cena” está aberto a trabalhos consonantes com os seguintes tópicos:
- Polifonia e Artes da Cena: perspectivas conceituais.
- A polifonia em processos criativos das Artes da Cena: estratégias para a criação polifônica.
- Atuação polifônica e encenação polifônica: a criação de discursos polifônicos considerando-se uma ou mais instâncias discursivas da composição cênica: dramaturgia, direção, cenografia, iluminação, figurino, caracterização, sonoplastia, entre outros.
- Estéticas polifônicas.
- Polifonia na performance.
- Pedagogias polifônicas: experiências com a polifonia na aprendizagem das artes da cena, no ensino formal ou não formal.
- Princípios para a formação polifônica de artistas multiperceptivos.
- A voz como discurso polifônico, um tecido cênico entrelaçado por palavra, som, imagem e movimento.
- Relações entre a imaginação criativa e o discurso cênico polifônico no trabalho de ator/atriz e de encenador/a.
- A presença de discursos cênicos em criações polifônicas literárias – como na Contação de Histórias –, Audiovisuais e nas Artes Digitais, como no Cinema, nos Jogos, nas Artes Interativas, Artes Híbridas, Intermidialidade e em Instalações, (transitando por gêneros como a videomúsica, a arte sonora, a vídeo-performance, a vídeo-dança, a vídeo-arte, entre outros.)
- Interdisciplinaridade e polifonia: aproximações e distanciamentos.
O Comitê Editorial deste Dossiê Temático é formado por:
- César Lignelli, professor da Universidade de Brasília (UnB);
- Ernani Maletta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Jussara Fernandino, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Vinícius Assunção Albricker, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Mais informações podem ser encontradas no link Sobre a Revistae nossas diretrizes podem ser visualizadas no link Diretrizes para Autores.
Equipe Editorial Revista Voz e Cena