Chamada para o Dossiê Temático “Vozes e Tecnologias” - Revista Voz e Cena (dez/2021)

15-04-2021

A revista Voz e Cena, periódico eletrônico em Artes Cênicas de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá artigos para o Dossiê Temático "Vozes e Tecnologias" até 02 de novembro para compor seu segundo volume de 2021 (jul-dez). A revista publica textos em português, espanhol, inglês, italiano e francês. 

A linha editorial da revista foca-se em pesquisas artísticas e científicas acerca de  experimentações e propostas cênicas nas quais as práticas vocais tenham um papel preponderante. O presente dossiê se interessa especificamente pela mediação de objetos tecnológicos que atravessam a relação entre a voz, a cena e o público. A noção de tecnologia adotada se inscreve no campo da tecnologia instrumental, abrangendo desde gambiarras diversas que, acopladas aos corpos de atores e atrizes, transformam o som da voz até aparatos digitais de ponta capazes de sintetizar, alterar e amplificar a voz nos palcos e nos espaços de ensaio.

O dossiê visa abarcar aspectos pedagógicos, criativos e estéticos da voz mediada por tecnologias em perspectivas históricas ou contemporâneas. De fato, o contexto de isolamento que atravessamos, devido a pandemia de COVID-19,  acentuou o uso de ferramentas digitais. Entre "apocalípticos" e "integrados", recursos digitais foram sendo apropriados por artistas no objetivo primeiro de guardar o vínculo com o público. O uso remoto da voz e da palavra está progressivamente gerando novas poéticas, desde o uso do microfone como objeto de conexão até à integração de distorções sonoras, voluntárias e involuntárias, que engrenam novos regimes de escuta e trazem novas perspectivas de reflexão sobre as tangências das esferas vocais e digitais. A pesquisa em torno do tema "Vozes e Tecnologias" nas artes da cena se insere portanto no campo interdisciplinar emergente das humanidades digitais.

Este dossiê temático está interessado em:

- Intermediação de dispositivos mecânicos, analógicos e digitais que transformam a voz em processos artísticos;
- Implicações éticas e políticas das relações entre tecnologias e voz;
- Voz e tecnologias de gênero e sexualidade;
- Presenças e ausências da voz mediatizada;
- Modos de recepção da voz intermídia;
- Relações de intermidialidade da voz na cena digital/teatro remoto: diálogos com cinema, tv e rádio;
- Impacto e relações das novas tecnologias nas metodologias de ensino da voz, tanto em ambientes presenciais quanto virtuais de ensino-aprendizagem.
- Aspectos estéticos, culturais e históricos das interações entre voz e tecnologia nas artes cênicas.

O Comitê Editorial deste Dossiê Temático é formado por: Ana Wegner, professora doutora (ATER) da Université de Poitiers (FR); Charles Feitosa, professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Daiane Dordete Steckert Jacobs, professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Tiago Mundim, professor doutor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações podem ser encontradas no link Sobre a Revista e nossas diretrizes podem ser visualizadas no link Diretrizes para Autores.

Equipe Editorial Revista Voz e Cena.