A ADAPTAÇÃO NA SALA DE AULA: RELATO DA ADAPTAÇÃO DO CONTO “KEW GARDENS”, DE VIRGINIA WOOLF, PARA O CURTA-METRAGEM INTERVALO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DE TRADUÇÃO

Autores

  • Soraya Ferreira Alves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Adaptação. literatura. cinema. ensino de tradução.

Resumo

O conceito de adaptação vem ganhando cada vez mais interesse na área dos Estudos de Tradução, a fim de se encontrar bases teóricas e metodológicas para sua aplicação. Partindo-se do pensamento de teóricos que abordam a adaptação direta ou indiretamente, o presente trabalho tem por objetivo relatar atividade realizada em turma de um curso de Letras, a fim de demonstrar como a adaptação, aqui mais especificamente da literatura para o cinema, se constitui em uma valiosa ferramenta no ensino da tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Soraya F.; CORDEIRO, Gilson S. A adaptação na sala de aula: de Esperando Godot a Esperando Deusimar (esperar o quê?). Revista Tradução e Comunicação, n. 24, 2012. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rtcom/article/view/4483>.

BAKER, Mona (Ed.). Routledge Encyclopedia of Translation Studies. London/New York: Routledge, 2005.

CATTRYSSE, Patrick. Audiovisual Translation and New Media. New York: ABS, 1997.

CINTRÃO, H. P.; ZAVAGLIA, A. Domínios culturais e função poética como condicionantes da adaptação dentro da tradução: reflexões sobre o conceito de "adaptação". In: XI ENCONTRO REGIONAL DA ABRALIC 2007, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da ABRALIC 2007, 2007. p. 1-11.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

FIELD, Syd. Manual de roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. 14. ed. Tradução de Álvaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEFEVERE, André. Translation, Rewriting & the Manipulation of Literary Fame. London/New York: Routledge, 1992.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.

STAM, Robert. Beyond Fidelity. In: NAREMORE, J. (Ed.). Film Adaptation. New Brunswick/ Nova Jersey: Rutgers University press, 2000.

WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own. London: Penguin, [s.d.].

WOOLF, Virginia. Kew Gardens. In: ___. Monday or Tuesday. Disponível em: <http://www.bartleby.com/85/7.html>. Acesso em: abr. 2011.

XAVIER, I. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In PELLEGRINI, T. et al. (Org.). Literatura, cinema, televisão. São Paulo: Senac/Itaú Cultural, 2003.

Downloads

Publicado

2014-09-13

Como Citar

Alves, S. F. (2014). A ADAPTAÇÃO NA SALA DE AULA: RELATO DA ADAPTAÇÃO DO CONTO “KEW GARDENS”, DE VIRGINIA WOOLF, PARA O CURTA-METRAGEM INTERVALO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DE TRADUÇÃO. Traduzires, 1(2), 102–116. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/traduzires/article/view/20807

Edição

Seção

Artigos