O CONTO DA AIA
AS CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE BASEADAS NA RELIGIÃO
Palavras-chave:
Religião, Papéis de Gênero, O Conto da AiaResumo
Esse ensaio busca compreender a relação entre a religião e a construção social dos papéis de gênero no livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood (1995). Em um futuro distópico, um grupo fundamentalista cristão autodenominado “Filhos de Jacó” articula e executa um golpe de Estado contra o governo dos Estados Unidos e estabelece a República de Gilead. Neste novo regime totalitário se estabelece uma rígida estrutura social fundamentada em uma interpretação tendenciosa da Bíblia, que categoriza e normatiza os comportamentos de gênero. As novas funções sociais, estabelecidas através de uma autoridadesocial, moral e legal, reforçam os papéis de gênero, sacralizando a dominação masculina e justi cando a submissão femininaem uma paródia da unidade familiar de Jacó, Raquel e Bila.
Downloads
Referências
ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
BÃBLIA. A. T. Gênesis. In: BÃBLIA. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1966.
KOUHESTANI, Maryam. Sexual oppression and religious extremism in Margaret Atwood’s the Handmaid’s tale. In- ternational Proceedings of Economics Development and Research, 56, 129-133. 2012.
LEMOS, Fernanda. A representação social da masculi- nidade na religiosidade contemporânea. Revista Netmal, 2008.
MICELI, Barbara. Religion, gender inequality, and surro- gate motherhood in Margaret Atwood’s “The Handmaid’s
Tale”. Comparative Studies in Modernism, 12, 95-108. 2018.
SOUZA, Sandra Duarte de. A relação entre religião e gê- nero como um desa o para a Sociologia da Religião. Ca- minhos, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 13-32, jan./jun. 2008.
WOODHEAD, Linda. As diferenças de gênero na prática e no signi cado da religião. Revista Estudos de Sociolo- gia. Araraquara v.18 n.34 p.77-100 jan.-jun. 2013.
ROSADO-NUNES, Maria José. Gênero e experiência religiosa das mulheres. In Corporeidade, etnia e mascu- linidade: Re exões do I Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião / [Organização de] André S. Musskopf e Marga J. Ströher ”“ São Leopoldo: Sinodal, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).