A DISSOLUÇÃO DAS FRONTEIRAS DE SEXO

Autores

  • Colette St. Hilaire Université du Quebec à Montreal - UQAM

Palavras-chave:

Binariedade Sexual; Dispositivo da Sexualidade; Heteronormatividade; queer; Technociência, Transgênero; Identidade Sexual; Feminismo.

Resumo

Este artigo é uma tentativa de interpretação das práticas e dos debates atuais sobre a definição da identidade sexual e da diferença entre os sexos. Após constatar a emergência notável das minorias sexuais na cultura popular na América do Norte, a autora interroga-se sobre a natureza das transformações atuais. Estaríamos em presença de um deslocamento das normas em prol de algumas minorias? Ou seria este um questionamento fundamental do princípio de binariedade e de complementariedade natural dos sexos, este credo da modernidade? A autora argumenta que a dissolução das fronteiras do sexo, que caracteriza os meios culturais populares e eruditos tem ressonância com os debates e práticas que animam outros setores, como a medicina e a tecnociência entre outros, e que uns e outros se reforçam abrindo assim o caminho à novas configurações da sexualidade. Além da binariedade do sexo, as lutas começam a se desenhar.m da binariedade do sexo, as lutas começam a se desenhar.
Tradução de Tânia Navarro Swain

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Colette St. Hilaire, Université du Quebec à Montreal - UQAM

Socióloga e professora do Colégio Édouard-Montpetit au Quebec, professora igualmente na Universidade du Quebec à Montreal (Canadá). Doutora em Ciência Política pela Université du Quebec à Montreal, fez seu pós-doutorada na Université d'Ottawa. Há cerca de dez anos pesquisa no campo de Estudos Feministas e do desenvolvimento internacional. Interessa-se atualmente à questão das identidades sexuais. Dentre suas numerosas publicações podemos indicar: Quand le développement s 'interesse aux femmes. Le cas des Philippines, Paris, L'Harmattan, 1995; «Crise et mutation du dispositif de la sexualité. 1'éclatement de la catégorie sexe», dans Diane Lamoureux (dir.), Les limites de Videntite sexuelle, Montreal, Les Editions du Remue-ménage, 1998; «Le paradoxe de l'identité et le devenir-queer du sujet», Recherches sociologiques, Université catholique de Louvain (Belgique), numero 3,1999, p. 23-42.

Downloads

Publicado

2012-01-05

Como Citar

St. Hilaire, C. (2012). A DISSOLUÇÃO DAS FRONTEIRAS DE SEXO. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 8(1-2), 85–112. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27804

Edição

Seção

Artigos