O Pincel Invisível do Pintor (Notas sobre o Simbolismo Iniciático nas Artes Medievais)

Auteurs-es

  • Eduardo Carreira Universidade de Brasília ”“ UnB

Mots-clés :

Simbolismo Iniciático nas Artes Medievais

Résumé

Pensar o mundo medieval é sempre uma aventura vertiginosa que se revela mais perturbadora ainda quando nos deparamos com o simbólico de suas artes. Não só pelo trajeto eruditíssimo a que somos obrigados a percorrer para ter êxito em tal jornada, mas também pelo exotismo ao olhar contemporâneo das teses aí naturalmente implicadas, somos chamados a nos debruçar sobre um objeto difícil e inquietante, que oferece, discretamente, perigos tais como aqueles que consumiram o juízo do memorável fidalgo manchego. Tbdavia, nesta curiosa empreitada, consola bastante saber que a idéia de uma Idade Média, passível de ser apreendida exemplarmente através de métodos únicos e roteiros perfeitos, só pode ser entendida a título de uma redução ideológica que não corresponde à riqueza da experiência plural, apesar de seus riscos.

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Biographie de l'auteur-e

Eduardo Carreira, Universidade de Brasília ”“ UnB

Doutor em História da Arte e bolsista do CNPq na UnB.

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Publié-e

2001-05-07

Comment citer

Carreira, E. (2001). O Pincel Invisível do Pintor (Notas sobre o Simbolismo Iniciático nas Artes Medievais). T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 1(2), 32–49. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27615

Numéro

Rubrique

Artigos