Entre a fonte e o objeto: o estatuto da imagem na história e na história da arte
Resumen
A proposta da pesquisa é demonstrar de que forma o historiador pode utilizar as imagens como fonte, dialogando com a história da arte, cujas bases teóricas e concepções do tempo vêm rompendo, seguidamente, com a linearidade. O estudo se deteve na análise iconográfica das principais imagens bíblicas do mapa-múndi de Ebstorf , procurando demonstrar que as imagens concebidas dentro de um programa iconográfico possuem um tempo que nem sempre coincide com o tempo da história. Em Ebstorf todos os tempos se confundem, remetendo ao tempo futuro da salvação, representado pela imagem do Cristo ressuscitado no centro.<br />
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Publicado
2009-12-18
Cómo citar
de Barros Ribeiro, M. E. (2009). Entre a fonte e o objeto: o estatuto da imagem na história e na história da arte. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 15(1/2), 81–92. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27984
Número
Sección
Dossiê