Entre o Prestígio dos Homens e a Salvação dos Céus: As Irmandades de Misericórdia e a Assistência Médico-hospitalar na Bahia (século XIX)

Autores/as

  • Maria Eurydice Barros Ribeiro Universidade de Brasília

Palabras clave:

Santa Casa de Salvador. Santa Misericórdia de Lisboa. Assistência médico-hospitalar no século XIX.

Resumen

É longa a relação das doenças que atingiam o Brasil no decorrer do século XIX, vitimando freqüentemente a sua população. A ausência ou raridade de documentação relativa ao período tem dificultado as tentativas de estabelecer os índices de mortalidade existentes, na época, nas cidades. A única possibilidade seria a consulta dos registros das paróquias, que têm servido de fonte primária para vários trabalhos. A mortalidade no Brasil do século passado era provocada, sobretudo, pelas febres, tísica pulmonar e pela anemia inter-tropical. Seguidamente, no caso das febres, originavam- se verdadeiras epidemias nas quais famílias inteiras desapareciam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eurydice Barros Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutora em História e professora da UnB.

Publicado

2001-05-01

Cómo citar

Ribeiro, M. E. B. . (2001). Entre o Prestígio dos Homens e a Salvação dos Céus: As Irmandades de Misericórdia e a Assistência Médico-hospitalar na Bahia (século XIX). T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 1(1), 1–17. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27541

Número

Sección

Artigos