Direito e inclusão da pessoa com deficiência:

uma análise orientada pela Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth

Autores/as

  • Mariana Moron Saes Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Aluisio Almeida Schumacher Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Palabras clave:

Inclusão, Legislação, Deficiência, Reconhecimento Social, Teoria Crítica

Resumen

A legislação que fundamenta a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na empresa vigora desde o final dos anos 1980. Devido à obrigatoriedade, pessoas com deficiência têm sido matriculadas nas escolas e contratadas por empresas. Esta pesquisa analisa tal processo de inclusão, sob a ótica da teoria do reconhecimento social de Honneth. Com base em seu conceito tridimensional de reconhecimento, mostramos, inicialmente, que a inclusão compreende dois processos articulados: individuação e inclusão. Em seguida, realizamos um estudo da legislação, finalidades e estratégias de consecução, mostrando que a perspectiva adotada permite interpretar a lei de modo mais generoso, desfazendo um equívoco positivista derivado de uma redação imprecisa. Por fim, desenvolvemos algumas considerações acerca da condição de escolas e empresas implementarem a legislação de maneira a efetivar a inclusão/individuação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Moron Saes Braga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília,SP.

Aluisio Almeida Schumacher, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília,SP.

Publicado

2016-03-03

Cómo citar

Braga, M. M. S., & Schumacher, A. A. (2016). Direito e inclusão da pessoa com deficiência:: uma análise orientada pela Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth. Sociedade E Estado, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5820